Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOACILDO PIMENTEL BATISTA
UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria - RS
Dissertação
Título
O EMPREGO DA METODOLOGIA ATIVA PEER INSTRUCTION ALIADA AO GEOGEBRA NO ENSINO DA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Neste trabalho tivemos por objetivo avaliar a viabilidade do emprego da metodologia ativa Peer
Instruction aliada ao GeoGebra no ensino de alguns tópicos de Geometria do Ensino
Fundamental. Desenvolvemos a nossa pesquisa em uma turma do 9º Ano do Colégio Militar de
Santa Maria, composta por 30 alunos, durante 3 semanas, totalizando 15 horas/aula e, ao final,
aplicamos uma avalição parcial (1ª AP2). As atividades foram desenvolvidas empregando
Geometria plana, com os tópicos Teorema de Tales e Teorema das Bissetrizes. Utilizamos o
GeoGebra para demonstrar o Teorema das Bissetrizes e observamos que o emprego desta
ferramenta em sala de aula facilitou a compreensão mais aprofundada dos teoremas,
favorecendo a aprendizagem e, ainda, adotamos a ferramenta Moodle para dar suporte ao estudo
fora do ambiente escolar, dada a necessidade do estudo prévio para o desenvolvimento das
atividades previstas em sala de aula. Buscamos nos apoiar na Teoria da Aprendizagem
Significativa para justificar a nossa proposta. Fizemos uma busca no banco de dissertações do
PROFMAT por dissertações que tivessem alguma conexão com a nossa proposta objetivando
verificar o que foi feito até então, tendo sido encontrado apenas um trabalho que abordasse a
Metodologia Ativa Peer Instruction. Relatamos o que foi vivido em sala e apresentamos os
resultados dos testes conceituais, das pesquisas de opinião dos alunos e da avaliação parcial
aplicada ao final dos trabalhos em sala de aula. Os resultados foram muito satisfatórios e
animadores, demonstraram a validade e a efetividade da metodologia aplicada e nos permitiram
concluir que o uso da metodologia ativa Peer Instruction é adequado para o Ensino Fundamental
sobretudo quando aliado ao uso o GeoGebra.
[Download TCC]