Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MAURICIO DE SOUZA OLIVEIRA
UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria - RS
Dissertação
Título
UM SUPORTE AO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA A PARTIR DO AEE (ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO)
Resumo
Este trabalho apresenta o resultado de um estudo envolvendo três experiências
pedagógicas ligadas à área da matemática, com aplicabilidade dentro da sala de recursos
do AEE (Atendimento Educacional Especializado). A partir de uma pesquisa na literatura
sobre o conceito de inclusão nos ambientes escolares, seus desafios e realidade,
apresentamos uma análise reflexiva no que tange à busca de melhores alternativas para
atender alunos com algum tipo de dificuldade de aprendizado. Adicionalmente,
argumentamos sobre a importância de utilizar materiais concretos no momento da prática
pedagógica, identificando os seus benefícios para os alunos ao permitir fazer a conexão do
conteúdo trabalhado em sala de aula com objetos e situações de seu cotidiano. Assim, tratase
de uma pesquisa aplicada e descritiva, com abordagem qualitativa e com enfoque no uso
de materiais concreto em atividades relacionadas aos conteúdos de matemática que estão
sendo trabalhados nas aulas regulares. Foram realizadas três experiências de ensino por
meio de atividades dentro da sala de recursos do AEE, na Escola Municipal de Ensino
Fundamental 18 de Abril em Fortaleza dos Valos-RS, com um grupo de quatro alunos do 6º
ao 9º ano. As atividades, sobre triângulos, funções e formas geométricas planas e espaciais,
foram planejadas de modo a promover um elo para interligar os conteúdos das aulas
regulares de matemática com o uso dos recursos da sala de AEE. Foram realizadas
avaliações e identificadas as principais dificuldades dos alunos, e a partir da constatação
obtida, foi possível planejar estratégias alternativas e complementares para atingir os
objetivos de aprendizagem e avaliar os aspectos pedagógicos. Buscamos, a partir do
desenvolvimento das atividades, com base estudo teórico realizado, apresentar um novo
olhar sobre o ensino da matemática, tratando essa disciplina como uma aliada para o
crescimento pessoal do aluno e principalmente como suporte para sua aprendizagem em
outras disciplinas. Como resultado das atividades ligadas ao ensino de matemática durante
os atendimentos na sala do AEE, tivemos indícios de uma melhor abstração dos conteúdos
matemáticos por parte dos alunos. Assim a atividade culminou com uma elaboração de uma
nova proposta de ensino dentro da escola para que seja possível levar essa metodologia
para as outras áreas do conhecimento.
[Download TCC]