Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANDRESSA KELLY COUTINHO BRANDAO
UESPI - Universidade Estadual do Piauí - Teresina - PI
Dissertação
Título
OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO SOBRE A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Resumo
A pandemia trouxe uma nova perspectiva para se ensinar e aprender matemática. Diante disso, buscou-se responder o seguinte problema de pesquisa: quais os impactos do ensino remoto na aprendizagem matemática dos alunos nos anos finais do Ensino Fundamental? Para responder esse questionamento alguns objetivos foram desenvolvidos ao longo da pesquisa. A natureza do estudo se caracteriza por uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa. Nesta perspectiva, aplicou-se questionários com os professores de matemática que lecionam em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo era reunir informações que tornassem possível analisar os impactos do ensino remoto na aprendizagem matemática desses alunos. Os dados coletados e analisados nesta pesquisa foram de uma escola da rede municipal da cidade de Teresina- PI. A análise de conteúdo foi feita a partir da perspectiva de Bardin (2006) seguindo as etapas: de leitura; escolha dos documentos; formulação das hipóteses e dos objetivos; e a referenciação dos índices e elaboração de indicadores. Assim, procura-se compreender criticamente os resultados dos questionários realizados pelos sujeitos da pesquisa, além de analisar todas as significações expressas por eles. Como resultado, observa-se que, os métodos mais utilizados são as atividades que envolvem a interação dos alunos, tanto no ensino remoto, como no ensino presencial. Pode-se destacar que, a interação do discente é algo que se torna eficaz no processo de aprendizagem dos alunos. Quando esses estão mais envolvidos no processo de aprendizagem se tornam mais autônomos nesse processo, executando as atividades com mais envolvimento, dinamismo e interesse. A cooperação desses alunos é de grande importância para o ensino. Por fim, verificou-se que o ensino remoto ocasionou no processo de aprendizagem alunos mais ansiosos e com dificuldade para administrar novos conteúdos.
[Download TCC]