MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CLAUDIO DOS REIS LOBO FILHO

UESPI - Universidade Estadual do Piauí - Teresina - PI

Dissertação

Título
RECURSOS DIGITAIS UTILIZADOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO REMOTO: DIFICULDADES E POTENCIALIDADES NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Introdução: O ensino teve que passar por modificações durante a pandemia da COVID-19 sendo transmitido por meio de recursos digitais. Objetivo: A pesquisa buscou analisar as dificuldades e potencialidades desses recursos utilizados nas aulas de Matemática do Ensino Médio no contexto do ensino remoto, a partir de referenciais teóricos sobre o ensino remoto emergencial, as tecnologias digitais em sala de aula, e a formação continuada dos professores de Matemática. Metodologia: O método desenvolvido apresenta abordagem qualitativa com ênfase no estudo de campo realizado no 3º ano do Ensino Médio em uma Escola Estadual do Município de Caxias Maranhão com a aplicação de questionários contendo perguntas abertas e fechadas, exclusivamente para discentes, com 14 perguntas e docentes com 12 questões da área do ensino em matemática. Em seguida, os dados foram analisados e descritos em estatística simples no programa Microsoft Excel® 2010 e pelo processamento no programa IBM SPSS Statistics 20. Resultados e Discurssão: Os resultados foram um total de 26 participantes, sendo 22 (84,61%) discentes e 4 (15,38%) docentes da área de matemática, os dados encontrados revelaram algumas dificuldades quanto a utilização de recursos digitais, por parte de discentes e docentes. Dos muitos desafios encontrados na pesquisa podemos ressaltar, a qualidade da internet em que 57,69% afirmaram ser “muito ruim”; além da dificuldade dos discentes no uso dos recursos digitais, 94% dos discentes afirmaram “possuir”. Já as possibilidades foram destacadas em apoio emocional ofertado aos discentes com 59,09% afirmaram que “Sim”, obtiveram o apoio da escola, quanto a eficácia dos meios de comunicação, 77,27% disseram que “Sim” configurando na qualidade do ensino. Conclusão: Consideramos que apesar dos muitos desafios enfatizados, é necessário que haja uma ressignificação para que as possibilidades das tecnologias aliadas ao ensino se tornem amplas. Assim como, novos estudos a respeito da utilização das Tecnologias Digitais em aulas de Matemática podem contribuir para que ocorram mudanças que ajudam na melhoria dos processos educacionais. Assim é notável que haja continuidade de estudos como os desta pesquisa, buscando acompanhar a inserção das Tecnologias Digitais nas escolas.
[Download TCC]