Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EMMANOEL CAMPELLO DA LUZ
UESPI - Universidade Estadual do Piauí - Teresina - PI
Dissertação
Título
O Uso do Google Earth e do GeoGebra no Ensino da Geometria do Táxi e da Geometria Euclidiana: uma abordagem com alunos da 3ª série do ensino médio da rede pública de Teresina-PI
Resumo
Esta dissertação é fruto da pesquisa de campo realizada sobre O Uso do Google Earth
e o GeoGebra no ensino da Geometria do Táxi e da Geometria Euclidiana que teve
como público alvo os alunos da 3ª série do ensino médio da rede pública de Teresina-PI.
Na sua execução foi associada as teorias matemáticas da geometria e as funcionalidades
dos softwares Google Earth e GeoGebra.
O objetivo foi criar situações problemas em
sala de aula e visualizar a sua resolução nos softwares.
A introdução traz um breve
contexto histórico dos postulados de Euclides e da tentativa de matemáticos como Gauss,
Bolyai, Lobachevsky, Reimann e Hermann Minkowski que esfossaram-se para demostrar
o V postulado a partir dos quatro primeiros porém não obtiveram sucesso.
Contudo,
estes estudos serviram de base para a criação das geometrias não euclidianas como a
geometria hiperbólica, esférica e do táxi.
Em seguida, são vistas as noções básicas de
métrica e espaços métricos, métrica da geometria euclidiana e da geometria do táxi, a
relação entre o cálculo das distâncias entre dois pontos, a construção das circunferências e
a determinação do π nestas geometrias. A pesquisa de campo foi iniciada com a avaliação
diagnóstica, esta buscou verificar o conhecimento prévio que os alunos possuíam sobre o
tema. Em seguida foi realizada a análise das suas respostas, elemento fundamental para
a construção dos planos de aula e a estrutura da execução das atividades.
Os alunos
utilizaram os software Google Earth e GeoGebra para comprovar e verificar todas as
construções realizadas em sala de aula.
[Download TCC]