MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: EMMANOEL CAMPELLO DA LUZ

UESPI - Universidade Estadual do Piauí - Teresina - PI

Dissertação

Título
O Uso do Google Earth e do GeoGebra no Ensino da Geometria do Táxi e da Geometria Euclidiana: uma abordagem com alunos da 3ª série do ensino médio da rede pública de Teresina-PI
Resumo
Esta dissertação é fruto da pesquisa de campo realizada sobre O Uso do Google Earth e o GeoGebra no ensino da Geometria do Táxi e da Geometria Euclidiana que teve como público alvo os alunos da 3ª série do ensino médio da rede pública de Teresina-PI. Na sua execução foi associada as teorias matemáticas da geometria e as funcionalidades dos softwares Google Earth e GeoGebra. O objetivo foi criar situações problemas em sala de aula e visualizar a sua resolução nos softwares. A introdução traz um breve contexto histórico dos postulados de Euclides e da tentativa de matemáticos como Gauss, Bolyai, Lobachevsky, Reimann e Hermann Minkowski que esfossaram-se para demostrar o V postulado a partir dos quatro primeiros porém não obtiveram sucesso. Contudo, estes estudos serviram de base para a criação das geometrias não euclidianas como a geometria hiperbólica, esférica e do táxi. Em seguida, são vistas as noções básicas de métrica e espaços métricos, métrica da geometria euclidiana e da geometria do táxi, a relação entre o cálculo das distâncias entre dois pontos, a construção das circunferências e a determinação do π nestas geometrias. A pesquisa de campo foi iniciada com a avaliação diagnóstica, esta buscou verificar o conhecimento prévio que os alunos possuíam sobre o tema. Em seguida foi realizada a análise das suas respostas, elemento fundamental para a construção dos planos de aula e a estrutura da execução das atividades. Os alunos utilizaram os software Google Earth e GeoGebra para comprovar e verificar todas as construções realizadas em sala de aula.
[Download TCC]