Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JACKSON DE OLIVEIRA
UESPI - Universidade Estadual do Piauí - Teresina - PI
Dissertação
Título
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO A ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho tem como objeto de estudo o ensino de matemática através da resolução de
problemas, com destaque nas questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas
Públicas (OBMEP) nível 02. Assim, buscamos responder à seguinte pergunta: Como a
resolução de questões da OBMEP, enquanto proposta didática, pode contribuir no
desenvolvimento do raciocínio lógico matemático de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental?
Nessa perspectiva, o trabalho desenvolveu-se com o objetivo geral de analisar como a resolução
de questões da OBMEP enquanto proposta didática pode contribuir no desenvolvimento do
raciocínio lógico matemático de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Desta forma, ao se
considerar tal objetivo e a questão problema, este estudo se caracteriza como pesquisa de campo
e de abordagem qualitativa. Para tanto, teve como sujeitos investigados alunos do 8º ano do
Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, localizada na da cidade de Teresina-PI.
Para a produção dos dados e com o intuito de fazermos um diagnóstico dos conhecimentos
prévios dos alunos investigados, acerca das questões da OBMEP, aplicamos um pré-teste
contemplando questões da mesma, no nível 2 da primeira fase. Em seguida, apresentamos
estratégias de resolução de problemas matemáticos, através de oficinas divididas em quatro
áreas: Aritmética, Contagem, Álgebra e Geometria, e essas oficinas foram baseados no método
de George Polya. Logo após aplicamos um pós-teste também com questões da OBMEP e
finalizamos com um questionário focado na visão dos participantes acerca das questões. Assim,
a análise dos dados obtidos mostrou que há um uso limitado das questões da OBMEP enquanto
proposta de ensino. Com efeito, percebemos que isso decorre do pouco uso de resolução de
problemas da OBMEP em sala de aula. Neste estudo, também foi possível perceber que há uma
possibilidade para melhorar tal uso limitado dessas questões, que seria de separarmos e
trabalharmos as questões da OBMEP conforme as aplicações das estratégias metodológicas
defendidas por George Polya.
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