Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCELO CARVALHO DOS SANTOS
UESPI - Universidade Estadual do Piauí - Teresina - PI
Dissertação
Título
JOGOS EM AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO COMO FORMA DE IMPLEMENTAÇÃO DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA)
Resumo
Este estudo objetiva analisar, no contexto das aulas de Matemática do Ensino Médio, o uso do
Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como estratégia de inclusão escolar
envolvendo alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Especificamente, foram
elencados três objetivos, a saber: a) Identificar conhecimentos prévios e habilidades
matemáticas apresentados por alunos de uma turma do Ensino Médio; b) Implementar, nas aulas
de matemática do Ensino Médio, estratégias de ensino que atendam aos princípios do DUA
como possibilidade de promoção da inclusão escolar; c) Avaliar as estratégias do DUA
implementadas nas aulas de Matemática como possibilidade para inclusão escolar. Para tanto,
realizou-se uma pesquisa de campo, de abordagem quanti-qualitativa, do tipo pesquisa-ação,
em uma escola pública de nível médio, no estado do Maranhão. Participaram do estudo dois
professores (o professor de Matemática da turma e a professora do Atendimento Educacional
Especializado da escola), e os alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio matutino, dentre
os quais uma aluna do PAEE. Para a produção dos dados, foram utilizados como instrumentos
o questionário e exercícios (pré-teste e pós-teste) envolvendo os conteúdos básicos de conjuntos
numéricos. Como resultado da pesquisa os principais resultados apontam para a constatação
que a turma de forma majoritária se envolveu no desenvolvimento do projeto, demonstrando na
prática princípios defendidos pela proposta do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA).
Além disso, o estudo demonstrou ainda que os alunos, apesar das dificuldades de compreensão
dos conteúdos relacionados, se sentiram desafiados no próprio processo de aprendizagem. Com
isso, se faz necessário que o professor reavalie as estratégias de ensino, como diferencial na
formação dos conhecimentos matemáticos. Para tanto, poderá utilizar-se de estratégias de
ensino, pautadas no DUA, com vistas à inclusão de modo a aprimorar o seu processo de ensino,
visando a aprendizagem e o pleno desenvolvimento de todos os alunos, inclusive do PAEE.
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