MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MARCELO CARVALHO DOS SANTOS

UESPI - Universidade Estadual do Piauí - Teresina - PI

Dissertação

Título
JOGOS EM AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO COMO FORMA DE IMPLEMENTAÇÃO DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA)
Resumo
Este estudo objetiva analisar, no contexto das aulas de Matemática do Ensino Médio, o uso do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como estratégia de inclusão escolar envolvendo alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Especificamente, foram elencados três objetivos, a saber: a) Identificar conhecimentos prévios e habilidades matemáticas apresentados por alunos de uma turma do Ensino Médio; b) Implementar, nas aulas de matemática do Ensino Médio, estratégias de ensino que atendam aos princípios do DUA como possibilidade de promoção da inclusão escolar; c) Avaliar as estratégias do DUA implementadas nas aulas de Matemática como possibilidade para inclusão escolar. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo, de abordagem quanti-qualitativa, do tipo pesquisa-ação, em uma escola pública de nível médio, no estado do Maranhão. Participaram do estudo dois professores (o professor de Matemática da turma e a professora do Atendimento Educacional Especializado da escola), e os alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio matutino, dentre os quais uma aluna do PAEE. Para a produção dos dados, foram utilizados como instrumentos o questionário e exercícios (pré-teste e pós-teste) envolvendo os conteúdos básicos de conjuntos numéricos. Como resultado da pesquisa os principais resultados apontam para a constatação que a turma de forma majoritária se envolveu no desenvolvimento do projeto, demonstrando na prática princípios defendidos pela proposta do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Além disso, o estudo demonstrou ainda que os alunos, apesar das dificuldades de compreensão dos conteúdos relacionados, se sentiram desafiados no próprio processo de aprendizagem. Com isso, se faz necessário que o professor reavalie as estratégias de ensino, como diferencial na formação dos conhecimentos matemáticos. Para tanto, poderá utilizar-se de estratégias de ensino, pautadas no DUA, com vistas à inclusão de modo a aprimorar o seu processo de ensino, visando a aprendizagem e o pleno desenvolvimento de todos os alunos, inclusive do PAEE.
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