MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MARIA DEUSIANE DE SOUSA MACHADO

UESPI - Universidade Estadual do Piauí - Teresina - PI

Dissertação

Título
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO CURRÍCULO: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho teve como objeto de estudo o ensino da Educação Financeira no Currículo do livro didático (PNLD 2020-2023, Programa Nacional do Livro Didático), nos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo geral foi analisar os conteúdos financeiros e sua abordagem nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Especificamente, buscamos: caracterizar a abordagem da Educação Financeira nos livros didáticos; verificar se os conteúdos estavam coerentes com a proposta da BNCC – Base Nacional Curricular Comum; e propor caminhos para contextualizar a Educação Financeira em livros didáticos. O trabalho possui uma abordagem qualitativa, de cunho documental, realizada com base na análise de livros didáticos selecionados. A pesquisa se fundamenta, dentre outros, nos estudos de Lima e De Sá (2010), Gonçalves; Campano; Moreira, (2021), Estratégia Nacional Financeira – ENEF (2010), Souza (2017), Machado (2022). O trabalho mostrou o quanto o livro didático é importante e o papel fundamental do professor na construção do conhecimento e a necessidade de inserir a Educação Financeira de forma proveitosa desde a infância, trabalhando mudança de hábitos, organização e gestão financeira, oportunizando uma vida econômica mais saudável para o futuro.
[Download TCC]