MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LUCIANO BRUM VIEIRA

UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa - Caçapava do Sul - RS

Dissertação

Título
Modelagem Matemática no Lançamento de Foguetes com Materiais Manipulativos e suas Implicações
Resumo
O presente trabalho apresenta uma proposta metodológica que pode ser usada para introduzir o educando a conceitos matemáticos, a partir de elementos concretos (materiais manipulativos). Em particular, propomos que a construção de um foguete possa servir de cenário para, entre outras coisas, introduzir o educando ao estudo da função polinomial de grau 2. Esta atividade busca complementar a teoria abordada através da descrição matemática da dinâmica manifestada pelo objeto em questão. É notório, que existe uma dificuldade intrínseca originada pela maneira de abordagem deste tópico neste nível de ensino. Uma das possíveis razões dessa dificuldade é o fato de normalmente as aulas se limitarem a um simples exercício de formalismo matemático. Omitindo-se, então, toda a beleza da instrumentalização, que pode ser justamente o elemento chave para que os estudantes tenham o mesmo fascínio e noção de aplicabilidade encontrada entre os cientistas de diversas áreas. Na busca do despertar desse fascínio é que se desenvolveu esta atividade experimental que visa uma melhor adequação à realidade educacional, ou seja, fazendo-se uso de materiais de baixo custo. Optou-se pela confecção de foguetes de garrafa PET, que foram lançados através da reação química que foi gerada no projétil estudado. A trajetória deste movimento foi captada e registrada com recursos tecnológicos, sendo a fonte de estudo do trabalho. Cabe destacar que coletar dados é uma atividade complexa, pois, além dos dados a serem coletados, tem-se a questão, de como será dado o processamento dessa informação, podendo este ser feito de várias formas diferentes. Ressalta-se que essa parte, na pesquisa, foi pouco explorada, limitando-se a realizar medidas de alcance, tempo de voo e altura máxima atingida. Esta atividade experimental irá gerar mais do que um nível de análises, nesse sentido, podemos apontar direções futuras. A proposta deste estudo está inserida em meio à divulgação, para alunos e professores, das competições ofertadas anualmente em âmbito nacional, competições estas, denominadas olimpíadas brasileiras de conhecimento. Aparentemente os alunos se interessam mais em aprender se estiverem dentro de um contexto de jogo, sendo nos dias de hoje, este cenário intitulado como a gamificação do ensino. Na educação, por exemplo, temos a recompensa de uma criança por ter sua atividade, tarefa ou trabalho, sendo reconhecidos por desenhos, adesivos, carimbos e geralmente no formato de estrelinhas, tal procedimento, já pode se caracterizar como uma gamificação. No contexto da pesquisa, temos a disputa propriamente dita por atingir um melhor alcance e por consequência, atingir índices para futuras competições. Através desta dinâmica de ensino, espera-se incentivar os alunos a participarem efetivamente do processo de aprendizado não apenas deste tema proposto, mas de todos, ao longo de sua vida acadêmica. Mostrando que aprender e aulas, não são uma simples ordenação de conteúdos pré-determinada pelos livros didáticos, mas uma forma interativa potencialmente mais atraente e próxima do dia a dia do aluno. Além de trazer para si o questionamento, a discussão do modo mais aprimorado das divergências de tais resultados com relação ao modelo teórico estudado em sala de aula.
[Download TCC]