MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: DAVISON SARAIVA DE SOUSA

UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN

Dissertação

Título
O USO DA MALHA QUADRICULADA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE ÁREA DE POLÍGONOS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZADA COMO PRÉ-REQUISITO PARA O ASSUNTO DE PRISMAS E PIRÂMIDES
Resumo
O presente trabalho apresenta um problema observado nas turmas de 2º ano do ensino médio ao trabalhar em sala de aula o assunto de prismas e as pirâmides. Devido à deficiência de alguns alunos em geometria plana, especificamente em áreas de figuras planas, notou-se uma grande dificuldade em avançar no conteúdo. Esta situação se agravou após o período de pandemia, que levou ao fechamento de diversas escolas no mundo, adotando o ensino remoto e levando os professores a buscar estratégias para amenizar as consequências da pandemia. Além disso, houve aumento na evasão escolar e nos problemas emocionais como ansiedade e depressão. Diante desse cenário, sentiu-se a necessidade de abordar o tema da área de polígonos por meio de uma sequência didática nas turmas de 2º ano, utilizando a malha quadriculada como recurso didático. Diversos autores realizaram pesquisas relacionadas à contribuição da malha quadriculada no ensino da matemática, especialmente em áreas de figuras planas. Portanto, o trabalho tem como objetivo propor uma revisão em forma de sequência didática utilizando a malha quadriculada como ferramenta didática no estudo de áreas de polígonos para a introdução do ensino de prismas e pirâmides no 2º ano do ensino médio. A aplicação da sequência didática mostrou resultados positivos, evidenciando não apenas uma melhor compreensão do conteúdo, mas também uma maior motivação e participação por parte dos alunos.
[Download TCC]