MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JOICE DE LIMA COSTA ROCHA

UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN

Dissertação

Título
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO PROPOSTA DE ELETIVA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO
Resumo
No ano de 2022, todas as escolas do Ensino Médio do Brasil tiveram que modificar seus currículos a fim de se adequarem ao Novo Ensino Médio. Uma das principais mudanças consiste na inclusão de uma parte diversificada no currículo, onde os estudantes poderão escolher, dentre as opções ofertadas pelas instituições de ensino, um arranjo de unidades curriculares que deseja cursar a fim de aprofundar e ampliar as aprendizagens em uma ou mais áreas de conhecimento. As disciplinas eletivas por sua vez, integram esta parte diversificada do currículo. Dados os desafios enfrentados pelos professores ao adaptarem-se a essa nova estrutura curricular, este estudo propõe uma disciplina eletiva voltada para a área da Matemática e suas tecnologias. A disciplina que propomos tem por título “História da Matemática” e tem como finalidade despertar o interesse pela matemática através do conhecimento da sua história. Além disso, a disciplina proposta visa proporcionar aos estudantes uma perspectiva mais ampla sobre a matemática, mostrando que ela é uma disciplina em constante evolução, influenciada pelo pensamento humano e pelas necessidades sociais. Assim, o objetivo central desta pesquisa é fornecer aos professores uma proposta de currículo de uma disciplina eletiva, incluindo ementa, roteiros didáticos e orientações para a sua implementação. Visando não apenas proporcionar uma resposta prática aos requisitos do Novo Ensino Médio, mas também oferecer uma abordagem educacional inovadora que inspire o interesse dos estudantes e promova uma compreensão mais profunda e acessível da matemática.
[Download TCC]