Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCOS VINICIUS OLIVEIRA REZENDE
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo geral identificar as contribuições da prática da monitoria no processo de ensino-aprendizagem de matemática no Ensino Médio com vistas a estimular o desenvolvimento de projetos de monitoria na disciplina de matemática neste nível de ensino. As contribuições foram identificadas a partir da análise dos resultados de um projeto desenvolvido em uma Escola de Educação Profissional do Ceará: o Grupo de Apoio Pedagógico ao Ensino da Matemática (GAPEM). O projeto foi desenvolvido por um grupo de alunos monitores do Ensino Médio que, em parceria com seus professores, buscavam amenizar as dificuldades enfrentadas por seus colegas ao estudar Matemática. Dentre as principais contribuições, observou-se que as monitorias proporcionam aos monitores experiências que vão muito além do domínio do conteúdo matemático, promovendo mudanças significativas em habilidades como: tomada de decisão, autoconfiança, abertura ao novo, forma de falar em público, foco e relacionamento interpessoal.
[Download TCC]