MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FABIANO FERREIRA DA SILVA

UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife - PE

Dissertação

Título
Uma proposta para o ensino de equações do primeiro grau com aplicações na eletrônica
Resumo
Resultados de avaliações recentes destinadas a analisar a qualidade da educação básica no Brasil mostram um retrocesso na aprendizagem de matemática por parte dos estudantes. Isso indica a necessidade do desenvolvimento de aulas diversificadas afim de amenizar esse problema. Desse modo, o grande desafio que se estabelece ao professor é propor atividades pedagógicas que despertem nos alunos o interesse pelo estudo de matemática. Este trabalho apresenta uma metodologia para o ensino de equações polinomiais do1º grau com uma incógnita por meio de aulas expositivas e práticas demonstrativas e de verificação, envolvendo alguns circuitos eletrônicos simples. O desenvolvimento desta dissertação baseou-seemtrabalhosqueindicamainterdisciplinaridadeeasatividades práticas como uma forte ferramenta no desenvolvimento do ensino aprendizagem de matemática. Um dos objetivos principais deste trabalho é apresentar uma sequência didática composta por sete aulas que foi aplicada a vinte e três alunos de 8º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Cabo de Santo Agostinho-PE. Para o desenvolvimento dessa sequência foram utilizados alguns componentes eletrônicos de baixo custo, a saber: resistores, potenciômetros, diodos emissores de luz e matrizes de contatos. Além disso, foram utilizados multímetros digitais e uma fonte de tensão de bancada com saída . A fim de verificar os ganhos na aprendizagem por parte dos alunos participantes, foram aplicados dois questionários, um antes e outro após a vivência da sequência didática. Através dos resultados dos questionários, dos trabalhos que embasaram esta dissertação e da vivência da sequência didática foi possível constatar que a metodologia apresentada neste trabalho aponta para resultados positivos quanto a elevação nos índices de aprendizagem sobre equações polinomiais do1º grau.
[Download TCC]