Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FABIO FERREIRA DA SILVA
UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife - PE
Dissertação
Título
GEOMETRIA, ARTE & ESCHER: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Esta dissertação tem como objetivo geral analisar a interdisciplinaridade entre matemática
e arte através da aplicação de uma sequência didática. Esta sequência didática foi aplicada
em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa explora a interseção da
geometria, arte e educação por meio do estudo de mosaicos com polígonos regulares,
visando desenvolver e implementar uma abordagem inovadora que promova a compreensão
dos conceitos matemáticos e estimule a criatividade dos alunos. Os primeiros capítulos
desvendam os mistérios dos mosaicos, desde sua formação até a imersão na obra do artista
Maurits Cornelis Escher, mais comumente conhecido como M.C. Escher. Exploramos a interdisciplinaridade
entre matemática e arte, delineando estratégias pedagógicas inovadoras.
O desenvolvimento do trabalho apresenta uma proposta significativa: a elaboração de uma
sequência didática. Essa sequência, embasada nos princípios geométricos dos mosaicos e
em metodologias ativas, foi aplicada dentro de um contexto educacional, especificamente
em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. O capítulo final detalha essa aplicação,
destacando não apenas o engajamento dos alunos, mas também a transformação na compreensão
dos conceitos matemáticos por meio da arte. A conclusão reforça a importância
da interseção entre geometria, arte e educação, convidando à continuidade da experimentação
e reflexão dentro deste vasto campo de possibilidades. A dissertação não apenas
desvenda os segredos dos mosaicos, mas também oferece novos horizontes para o ensino e
aprendizado, nutrindo a imaginação, a criatividade e uma compreensão mais profunda dos
conceitos matemáticos.
[Download TCC]