MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FABIO FERREIRA DA SILVA

UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife - PE

Dissertação

Título
GEOMETRIA, ARTE & ESCHER: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Esta dissertação tem como objetivo geral analisar a interdisciplinaridade entre matemática e arte através da aplicação de uma sequência didática. Esta sequência didática foi aplicada em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa explora a interseção da geometria, arte e educação por meio do estudo de mosaicos com polígonos regulares, visando desenvolver e implementar uma abordagem inovadora que promova a compreensão dos conceitos matemáticos e estimule a criatividade dos alunos. Os primeiros capítulos desvendam os mistérios dos mosaicos, desde sua formação até a imersão na obra do artista Maurits Cornelis Escher, mais comumente conhecido como M.C. Escher. Exploramos a interdisciplinaridade entre matemática e arte, delineando estratégias pedagógicas inovadoras. O desenvolvimento do trabalho apresenta uma proposta significativa: a elaboração de uma sequência didática. Essa sequência, embasada nos princípios geométricos dos mosaicos e em metodologias ativas, foi aplicada dentro de um contexto educacional, especificamente em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. O capítulo final detalha essa aplicação, destacando não apenas o engajamento dos alunos, mas também a transformação na compreensão dos conceitos matemáticos por meio da arte. A conclusão reforça a importância da interseção entre geometria, arte e educação, convidando à continuidade da experimentação e reflexão dentro deste vasto campo de possibilidades. A dissertação não apenas desvenda os segredos dos mosaicos, mas também oferece novos horizontes para o ensino e aprendizado, nutrindo a imaginação, a criatividade e uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos.
[Download TCC]