MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JOAO PAULO DE AMORIM LIMA

UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife - PE

Dissertação

Título
SAEPE: Uma Abordagem Através da Metodologia de Resolução de Problemas
Resumo
Esta dissertação propõe auxiliar os professores de matemática da rede pública de Pernambuco a compreender e melhorar o desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE). Além de conhecer a proposta e relevância desta avaliação para a educação do estado, o trabalho utiliza a metodologia de Resolução de Problemas tendo como referências George Polya e Terence Tao. Explicita as técnicas desses dois matemáticos, combinando estratégias de solução e aplicando em alguns problemas como forma de validar o processo. É feita a sugestão, ainda, da Formulação de Problemas como técnica auxiliar que desenvolve a criatividade e ajuda na elaboração do plano de solução de um problema. Dominando essas técnicas é possível conhecer o funcionamento da prova do SAEPE e sua relevância para o desenvolvimento da educação pernambucana. Os resultados do SAEPE 2021 e 2022 são explicitados como forma de compreender os aspectos que compõem a avaliação e representar de maneira mais didática o desempenho dos estudantes. A prova do SAEPE 2021 é resolvida utilizando as técnicas de resolução de problemas estudadas, reiterando que a metodologia utilizada contribui com as dimensões de aprendizagem em matemática e está presente nas principais normativas da educação brasileira, tais como: BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais).
[Download TCC]