Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOAO PAULO DE AMORIM LIMA
UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife - PE
Dissertação
Título
SAEPE: Uma Abordagem Através da Metodologia de Resolução de Problemas
Resumo
Esta dissertação propõe auxiliar os professores de matemática da rede pública de Pernambuco
a compreender e melhorar o desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação
Educacional de Pernambuco (SAEPE). Além de conhecer a proposta e relevância desta
avaliação para a educação do estado, o trabalho utiliza a metodologia de Resolução de
Problemas tendo como referências George Polya e Terence Tao. Explicita as técnicas
desses dois matemáticos, combinando estratégias de solução e aplicando em alguns problemas
como forma de validar o processo. É feita a sugestão, ainda, da Formulação de
Problemas como técnica auxiliar que desenvolve a criatividade e ajuda na elaboração
do plano de solução de um problema. Dominando essas técnicas é possível conhecer o
funcionamento da prova do SAEPE e sua relevância para o desenvolvimento da educação
pernambucana. Os resultados do SAEPE 2021 e 2022 são explicitados como forma de
compreender os aspectos que compõem a avaliação e representar de maneira mais didática
o desempenho dos estudantes. A prova do SAEPE 2021 é resolvida utilizando as técnicas
de resolução de problemas estudadas, reiterando que a metodologia utilizada contribui com
as dimensões de aprendizagem em matemática e está presente nas principais normativas
da educação brasileira, tais como: BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e PCN
(Parâmetros Curriculares Nacionais).
[Download TCC]