Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MAYCO DOUGLAS LIMA DE SALES
UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife - PE
Dissertação
Título
Análise e Solução de questões de Geometria do SAEPE: Um Estudo para Aprimorar o Ensino de Geometria no 3º ano do Ensino Médio
Resumo
O SAEPE (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco) é composto pelas áreas
do conhecimento de Língua Portuguesa e Matemática, que engloba diversos temas, incluindo
Geometria e tem como objetivo monitorar o desempenho dos estudantes da Educação Básica no
Estado. A avaliação é realizada anualmente e avalia os estudantes do 2º, 5º e 9º ano do Ensino
Fundamental, bem como do 3º ano do Ensino Médio. Observamos que os estudantes do 3º
ano do Ensino Médio têm enfrentado dificuldades no Eixo de Geometria e isso tem refletido
no desempenho dessa Avaliação. Com o objetivo de investigar as questões de Geometria do
SAEPE nos anos de 2019, 2021 e 2022, identificando as principais dificuldades enfrentadas
pelos estudantes relativas a este eixo e propor estratégias para aprimorar a aprendizagem, para
desenvolver as habilidades requeridas pelo Currículo de Pernambuco e, consequentemente,
melhorar os resultados destes estudantes no SAEPE. Ao analisar as questões, identificamos
os Descritores do SAEPE que são abordados em cada avaliação, apresentamos soluções para
cada questão, e propondo sequências didáticas sobre os temas de Geometria mais recorrentes
nas provas dos anos analisados a fim de contribuir com professores para o desenvolvimento da
aprendizagem deste eixo em sala de aula.
[Download TCC]