MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MAYCO DOUGLAS LIMA DE SALES

UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife - PE

Dissertação

Título
Análise e Solução de questões de Geometria do SAEPE: Um Estudo para Aprimorar o Ensino de Geometria no 3º ano do Ensino Médio
Resumo
O SAEPE (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco) é composto pelas áreas do conhecimento de Língua Portuguesa e Matemática, que engloba diversos temas, incluindo Geometria e tem como objetivo monitorar o desempenho dos estudantes da Educação Básica no Estado. A avaliação é realizada anualmente e avalia os estudantes do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, bem como do 3º ano do Ensino Médio. Observamos que os estudantes do 3º ano do Ensino Médio têm enfrentado dificuldades no Eixo de Geometria e isso tem refletido no desempenho dessa Avaliação. Com o objetivo de investigar as questões de Geometria do SAEPE nos anos de 2019, 2021 e 2022, identificando as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes relativas a este eixo e propor estratégias para aprimorar a aprendizagem, para desenvolver as habilidades requeridas pelo Currículo de Pernambuco e, consequentemente, melhorar os resultados destes estudantes no SAEPE. Ao analisar as questões, identificamos os Descritores do SAEPE que são abordados em cada avaliação, apresentamos soluções para cada questão, e propondo sequências didáticas sobre os temas de Geometria mais recorrentes nas provas dos anos analisados a fim de contribuir com professores para o desenvolvimento da aprendizagem deste eixo em sala de aula.
[Download TCC]