MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RICARDO FELIPE RAMOS CORREIA

UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife - PE

Dissertação

Título
Investimentos Financeiros no Ensino Médio: Uma sequência de atividades abordando rendas fixa e variável à luz de metodologias ativas
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o potencial de uma sequência de atividades, à luz de metodologias ativas, na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio sobre investimentos financeiros. Fundamentamos a pesquisa a partir de discussões sobre a Educação Financeira escolar, os tipos de investimentos financeiros e as perspectivas metodológicas de sala de aula invertida, gamificação, o uso de tecnologias digitais e seminários. A pesquisa foi executada em uma escola estadual, em uma disciplina eletiva denominada “Investir ou perder, a maratona da vida”. O público alvo foram os alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio. A sequência de atividades foi desenvolvida em seis etapas: Na primeira etapa, realizamos uma sondagem acerca do conhecimento prévio dos alunos sobre investimentos financeiros. A segunda etapa consistiu em atividades sobre taxas básicas do mercado financeiro. Na terceira etapa, discutimos empréstimos, financiamentos, correção monetária utilizando a Calculadora do Cidadão. Na quarta etapa, aprofundamos os temas sobre investimentos financeiros. Na quinta etapa ocorreu a construção e aplicação do Jogo “Investir ou Perder, a Maratona da Vida” e por fim, a sexta etapa consistiu em um questionário de avaliação. Dentre os resultados, destacamos como as metodologias ativas favoreceram a aprendizagem dos alunos em relação aos investimentos financeiros. A propósito disto, consideramos que a mesa redonda organizada pelos próprios alunos a partir da sala de aula invertida e as atividades gamificadas, a exemplo da atividade na quadra da escola, proporcionaram uma melhor compreensão dos alunos sobre a importância da Educação Financeira.
[Download TCC]