Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: VICTOR HUGO ALMEIDA SILVA
UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife - PE
Dissertação
Título
Uma Alternativa para o Ensino do Cálculo e da Geometria Analítica no Ensino Médio
Resumo
Nesta dissertação serão apresentadas algumas alternativas para o ensino do Cálculo e da Geometria Analítica dentro do ensino médio. Através de definições e algoritmos, são dados exemplos envolvendo derivada, reta tangente à uma curva em determinado ponto, taxa de variação e integrais, essas últimas, por sua vez, relacionadas às funções horárias da posição, velocidade e aceleração, além de problemas de otimização envolvendo máximos e mínimos de funções polinomais com grau maior do que dois. Dentro da Geometria Analítica, traz-se conteúdos além dos que costumam estar presentes dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais, como por exemplo vetores no R², ângulo entre vetores, comprimento de um vetor e produto interno. Munidos dessas novas ferramentas, demonstram-se alguns resultados da Geometria Euclidiana Plana, tanto à luz de si própria, como à luz da Geometria Analítica, tornando viável uma comparação por parte do leitor, seja esse estudante ou professor. Com a possibilidade de ensino de tais conteúdos no nível médio, acredita-se em uma eventual queda na taxa de reprovação dessas disciplinas no ensino superior por parte dos alunos dos primeiros períodos.
[Download TCC]