Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ALLYSON MEDEIROS GABRIEL
UEPB - Universidade Estadual da Paraíba - Campina Grande - PB
Dissertação
Título
COMPLETANDO A RETA: NÚMEROS IRRACIONAS EM SALA DE AULA NUMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA
Resumo
Este artigo de conclusão de curso foi concebido com o intuito de apresentar conceitos, ideias e propostas metodológicas que envolvem o estudo de números irracionais no ensino básico, mais precisamente no ensino fundamental, visto que a literatura dedicada a isto, nos seu mais diversos
tipos e níveis, é insatisfatória e, mesmo a delicada abordagem sobre o que são os números racionais, pode não ser tão bem solidificada nesse estágio do ensino. Com esse objetivo, estabelecemos uma sequência de discussões relativas tanto aos números racionais quanto irracionais
que acreditamos ser mais intuitiva e construtiva para uma formalização do que seria, ao final, o conjunto dos números reais. Ainda, como produto educacional, apresentamos propostas de atividades para serem executadas nos anos finais do ensino fundamental, seguindo o processo de Investigação Matemática.
[Download TCC]