Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DJAIR DOS SANTOS LACERDA JUNIOR
UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO
Dissertação
Título
Educação matemática para alunos com TEA e TDAH: o que dizem os congressos ENEM e SIPEM
Resumo
Com tamanha diversidade na aprendizagem de pessoas com necessidades
especiais nas escolas, é de grande importância que o professor de matemática
aplique metodologias inclusivas em suas aulas. Logo, o presente trabalho tem como
objetivo principal compreender como o ensino e a aprendizagem de matemática
inclusiva, em especial estudantes com TEA e TDAH, estão sendo apresentados nos
congressos: Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e Seminário
Internacional de Pesquisa de Educação Matemática (SIPEM), de 2010 a 2022. Foi
realizada inicialmente uma busca nos anais dos congressos sobre educação
matemática para alunos com Necessidade Educacional Especial (NEE),
encontramos 218 artigos. Na análise, constata-se que eles têm um melhor
aproveitamento na aprendizagem quando são utilizadas metodologias ativas de
ensino. Foram encontrados 14 artigos que tratam de TEA e TDAH, os quais foram
categorizados e analisados. Ao final apresenta-se a criação de um produto
potencialmente inclusivo. Mediante esse levantamento, propõe-se a elaboração de
fanzines como uma metodologia de ensino inclusiva que pode proporcionar aos
estudantes autonomia, senso crítico e coletividade. Como resultados observa-se, por
exemplo, pouca atenção dos pesquisadores em relação a essa causa e constata-se
a necessidade de políticas públicas para que ocorra uma real inclusão, e não
apenas a integração destes alunos.
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