MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: DJAIR DOS SANTOS LACERDA JUNIOR

UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO

Dissertação

Título
Educação matemática para alunos com TEA e TDAH: o que dizem os congressos ENEM e SIPEM
Resumo
Com tamanha diversidade na aprendizagem de pessoas com necessidades especiais nas escolas, é de grande importância que o professor de matemática aplique metodologias inclusivas em suas aulas. Logo, o presente trabalho tem como objetivo principal compreender como o ensino e a aprendizagem de matemática inclusiva, em especial estudantes com TEA e TDAH, estão sendo apresentados nos congressos: Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e Seminário Internacional de Pesquisa de Educação Matemática (SIPEM), de 2010 a 2022. Foi realizada inicialmente uma busca nos anais dos congressos sobre educação matemática para alunos com Necessidade Educacional Especial (NEE), encontramos 218 artigos. Na análise, constata-se que eles têm um melhor aproveitamento na aprendizagem quando são utilizadas metodologias ativas de ensino. Foram encontrados 14 artigos que tratam de TEA e TDAH, os quais foram categorizados e analisados. Ao final apresenta-se a criação de um produto potencialmente inclusivo. Mediante esse levantamento, propõe-se a elaboração de fanzines como uma metodologia de ensino inclusiva que pode proporcionar aos estudantes autonomia, senso crítico e coletividade. Como resultados observa-se, por exemplo, pouca atenção dos pesquisadores em relação a essa causa e constata-se a necessidade de políticas públicas para que ocorra uma real inclusão, e não apenas a integração destes alunos.
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