Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: GABRIELA FERREIRA GONCALVES
UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO
Dissertação
Título
Desenvolvendo a Educação Financeira com o Currículo: uma Experiência com Estudantes da 3ª Série do Ensino Médio
Resumo
A educação financeira engloba a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes que capacitam os indivíduos a tomar decisões informadas sobre a gestão de recursos financeiros. Este trabalho descreve uma experiência realizada com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, com o objetivo de destacar a relevância da educação financeira em seu currículo. O método empregado compreendeu a realização de aulas expositivas e atividades interativas para introduzir conceitos fundamentais. Durante o processo educacional, os alunos aprenderam a discernir entre necessidades e desejos, compreendendo a diferença entre prioridades financeiras e impulsos consumistas. Além disso, receberam orientações para criar orçamentos pessoais e familiares, bem como para compreender os conceitos de juros simples e compostos. A aplicação prática desses conceitos foi promovida por meio de desafiantes
atividades nas quais os alunos resolveram problemas do mundo real. A experiência de inserir a educação financeira na rotina educacional dos estudantes do Ensino Médio provou ser eficaz, não apenas aumentando a consciência financeira, mas também capacitando os alunos a enfrentar com confiança e discernimento os desafios financeiros que encontrarão em seu futuro. Isso reforça a importância contínua da educação financeira como uma ferramenta crucial para o sucesso financeiro e o bem-estar econômico dos indivíduos.
[Download TCC]