Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JEFFERSON NERES OLIVEIRA
UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO
Dissertação
Título
A matemática da música: uma possibilidade para o ensino-aprendizagem
Resumo
Em nossa sociedade, a Matemática e a Música ocupam posições antagônicas. Enquanto a primeira está associada ao sofrimento, dificuldade e, para alguns, chega a gerar repulsa, a segunda é fonte
de prazer e alegria e é constantemente associada a sensação de bem-estar. Embora antagônicas quando pensamos nas sensações que cada uma nos desperta, a música e a matemática têm ligações
muito profundas. Neste trabalho estudamos e exploramos essas ligações com vistas a compreender melhor a história e a estrutura teórica da música, além de propor contribuições relacionadas a
esse tema para um processo de ensino-aprendizagem mais significativo. Avaliamos que a melhor maneira de aproveitar profundamente as ligações entre a música e a matemática seria utilizando
uma Metodologia Ativa. O tipo de metodologia que escolhemos foi a problematização que apresenta uma sequência lógica que passa pela coleta de dados, levantamento de hipóteses, discussões,
experimentações, chegando à síntese e consolidação desses conhecimentos e até mesmo a generalização dos resultados. Nesse sentido, apresentamos propostas que envolvem os conteúdos razões, proporções, grandezas direta e inversamente proporcionais, logaritmos, operações com radicais e funções trigonométricas. Ressaltamos que as propostas não centram seus objetivos em ensinar os conteúdos mencionados do zero e sim em um aprofundamento desses conceitos para proporcionar um aprendizado mais significativo. As propostas que apresentamos procuram destacar a capacidade da matemática de se estender a outras áreas, de modo que quase sempre ajuda a compreender especificidades daquele mundo e, até mesmo, fornece ferramentas para sistematizá-las. Essa característica tem sido negligenciada no contexto do ensino-aprendizagem de matemática.
[Download TCC]