Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JULIANA DE OLIVEIRA SOUZA GOMES
UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO
Dissertação
Título
A aritmética modular e o ensino de divisibilidade no 6o ano do ensino fundamental por meio de jogos
Resumo
Este trabalho está relacionado às aplicações e aos conceitos de divisibilidade que
constam no currículo dos anos finais do ensino fundamental. Com o intuito de fornecer um material de apoio ao professor do ensino básico, apresentam-se alguns
conceitos e resultados inerentes à divisibilidade e congruência modular, com o foco
na resolução de problemas. Devido a aplicabilidade das congruências modulares e
sendo um instrumento facilitador na resolução de problemas, em especial problemas
de olimpíadas, este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para a
introdução do conteúdo de congruência modular nos anos finais do ensino fundamental, mesmo este conteúdo não constando nos livros didáticos. Visto que muitos
alunos apresentam dificuldades na aprendizagem de divisibilidade, são analisadas
as contribuições das atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem. Por
fim, este trabalho trás o relato de experiência de uma intervenção pedagógica para
investigar a eficácia do uso de jogos nas aulas de matemática.
[Download TCC]