MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANDREI BRAGA DA SILVA

UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO

Dissertação

Título
Modelagem Matemática e Interdisciplinaridade: possibilidades e desafios na construção de um projeto de hortas em escolas rurais do Distrito Federal-Brasil
Resumo
Em tempos de pandemia do Coronavírus, todos os setores da sociedade foram fortemente afetados, sobretudo, o da educação pública, onde alunos e professores ficaram ainda mais prejudicados, pela falta de recursos tecnológicos para o ensino à distância, em comparação à realidade vivida no ensino privado. Na busca de alternativas para o retorno presencial ao final da pandemia, este trabalho tem o objetivo de construir uma proposta para a implantação de hortas em escolas do Distrito Federal, usando a modelagem matemática, promovendo, a partir do trabalho interdisciplinar, a participação de professores de diversas disciplinas em busca de um ensino prazeroso e salutar na vida dessas comunidades. Paralelamente, à implantação do projeto de hortas na escola, investigamos as percepções de 80 professores de oito escolas da Coordenação Regional de Ensino de São Sebastião-DF sobre as metodologias Interdisciplinaridade e Modelagem Matemática por meio de dois questionários, sendo o primeiro questionário mais abrangente para todos professores e o segundo mais específico para os professores de matemática. Foi usado o Excel para análises estatísticas descritivas. Vimos que 70% dos professores têm mais de 10 anos de experiência e que 78% deles almejam, em algum momento, capitanear um projeto dessa natureza em sua escola. O grande entrave para implantação desses projetos interdisciplinares parece estar ligado ao despreparo em relação à metodologia da interdisciplinaridade. Quanto à modelagem matemática, vimos que 85% conhecem e têm interesse em trabalhar com o tema. O projeto alcançou resultados superiores aos inicialmente propostos, mesmo tendo sido muito prejudicado pelo pouco tempo, após a reabertura das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19.
[Download TCC]