Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUANA FRANCA EVANGELISTA
CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica - Belo Horizonte - MG
Dissertação
Título
Por que 1414 ÷ 14 não é 11? Abordagens lúdicas para o ensino da divisão.
Resumo
O Algoritmo da Divisão é frequentemente considerado pelos discentes um conteúdo complexo. Faremos, neste trabalho, um aprofundamento sobre o tema, investigando como a divisão vem sendo abordada em livros didáticos disponíveis nas redes pública e privada das escolas de Minas Gerais. Analisaremos também as reflexões alternativas sugeridas em dissertações do PROFMAT e ainda apresentaremos uma avaliação diagnóstica criada para entender quais as dúvidas e defasagens dos alunos. Por fim, estudaremos algumas teorias sobre a construção do conhecimento e o uso de material concreto e jogos como metodologia de ensino para propor atividades lúdicas que possam contribuir para a abordagem deste conteúdo.
[Download TCC]