MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LUIZA NASCIMENTO GOMES BATISTA

CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica - Belo Horizonte - MG

Dissertação

Título
O KAHOOT COMO RECURSO TECNOLÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM PRODUTO EDUCACIONAL BASEADO NO APRIMORAMENTO DO GTMAT
Resumo
Nesta dissertação apresentamos uma pesquisa que teve por objetivo principal desenvolver um produto educacional que tivesse como prerrogativa o uso de Tecnologias Digitais como recurso para o Ensino de Matemática no Ensino Médio. Para nos embasarmos teoricamente, fizemos uma revisão da literatura sobre o uso das tecnologias no contexto da Educação, numa perspectiva histórica, política e prática, até chegarmos no uso das tecnologias no contexto do Ensino de Matemática, foco da nossa pesquisa. Com base em nosso referencial, decidimos trabalhar com material já produzido, disponível e destinado para o Ensino de Matemática do Ensino Médio para, a partir desse material, propormos aprimoramentos com base no uso de tecnologias. O material escolhido foi o disponibilizado gratuitamente pelo Grupo de Trabalho de professores de Matemática do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, GTMAT, por meio de um site. Após uma análise desse material, usando como referência alguns dos critérios para avaliação de material didático digital propostos por Godoi e Padovani (2009), elaboramos quizzes interativos com o uso do aplicativo Kahoot, a fim de aperfeiçoar o que já estava disponível, numa perspectiva de uso do aluno e do professor. Desse aperfeiçoamento, elaboramos um produto educacional, abordando tópicos de conjuntos e introdução às funções reais da 1ª série do Ensino Médio, disponível para professores que queiram fazer uso dos quizzes em situações de aprendizagem, seja reproduzindo ou readaptando o material para o contexto de suas aulas. Além disso, esperamos poder continuar nosso trabalho de aprimoramento do material do GTMAT, contribuindo para que o site dialogue com tecnologias que cada vez mais, estão inseridas no contexto do ensino em geral.
[Download TCC]