MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: PIERRE SIMON DE FERMAT VIEIRA

CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica - Belo Horizonte - MG

Dissertação

Título
ELABORAÇÃO DE UMA APOSTILA PARA APRESENTAR O INFINITO NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma apostila destinada a alunos e professores do ensino médio interessados nas discussões que envolvem o infinito matemático em sala de aula. A fim de embasar nosso projeto, primeiramente realizamos uma análise nas habilidades propostas pela BNCC com o objetivo de identificar como esse documento aborda o tema infinito. Posteriormente, foi feito um levantamento de como esse assunto é trabalhado nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio por meio da avaliação de duas coleções de livros didáticos de matemática. Em seguida, analisamos também em algumas dissertações voltadas para o ensino de matemática e que abordam o conceito de infinito em sala de aula. O objetivo dessa última análise foi o de mapear as propostas e iniciativas que estão sendo desenvolvidas pelos pesquisadores em torno desse tema. Durante a execução deste trabalho, percebemos uma lacuna existente entre a forma e a incidência de como este tema é trabalhado nos livros didáticos da educação básica e a disponibilidade de fonte se materiais que visam fornecer um tratamento formalizado e técnico referente a esse assunto. Portanto, a proposta central desse projeto é contribuir para melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem na educação básica disponibilizando um material didático capaz de servir como subsídio para fomentar as discussões e enriquecer os debates relacionados ao infinito matemático em sala de aula.
[Download TCC]