MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ADRIANO FAUSTINO DE SOUSA

IFPI - Instituto Federal do Piauí - Floriano - PI

Dissertação

Título
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO EM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O USO DE JOGOS EDUCATIVOS COMO FERRAMENTA DE APOIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Este trabalho de pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições dos jogos no processo ensino-aprendizagem de alunos autistas no ensino fundamental de uma escola municipal de São Gonçalo do Piauí. Sabemos que uma das formas mais eficazes de ensinar matemática a alunos autistas é a utilização de métodos visuais. Estes métodos podem incluir imagens, gráficos, vídeos, jogos e outras formas de contar histórias para explicar os conceitos. Isso ajuda a tornar a aprendizagem divertida e interessante para os alunos. Outro aspecto importante do ensino de matemática para alunos autistas é a necessidade de estruturação. Os alunos devem ter um currículo bem definido e aulas com atividades e tarefas bem estruturadas. Isto ajuda a criar uma rotina e possibilita os alunos a preverem o que acontece em seguida. Pode ser útil para o professor explicar o processo passo a passo para que os alunos possam assimilar os conceitos de matemática mais facilmente. Nessa perspectiva, o uso de jogos nas aulas de matemática, atraem a atenção e o interesse em aprender de maneira prazerosa, dando mais significado ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos autistas. É uma pesquisa de natureza aplicada, quanto a abordagem a pesquisa foi de natureza qualitativa e quanto aos objetivos a pesquisa foi descritiva e exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professores e quatro alunos autistas. Para a coleta de dados foram utilizados questionários para os professores, observação dos alunos em sala de aula e como recurso didático a utilização de jogos com os alunos autistas do ensino regular e sala de Atendimento Educacional Especializado disponível na escola. Os resultados indicaram que os jogos desempenham um papel importante na aprendizagem dos alunos autistas, uma vez que eles os motivam, dão-lhes um senso de controle, e os ensinam a trabalhar em equipe, além de melhorar as habilidades de comunicação e socialização. Os professores também relataram que os jogos ajudam os alunos autistas a desenvolver habilidades acadêmicas, na matemática, leitura e escrita. Portanto, os jogos têm um papel importante no processo de ensino e aprendizagem de alunos autistas.
[Download TCC]