MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANA CARINA CUNHA COSTA

IFPI - Instituto Federal do Piauí - Floriano - PI

Dissertação

Título
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM COM PRÁTICAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso de metodologias ativas em sala de aula e as contribuições para o ensino e aprendizagem de matemática de estudantes da educação básica de uma escola pública do estado de Pernambuco. Tendo em vista que a aprendizagem matemática ainda enfrenta grandes desafios, como a desmotivação e o tradicionalismo nas aulas que não permitem que o aluno vivencie na prática os conceitos colocados pelo professor, buscamos identificar se é possível aprender matemática de forma autônoma, experimentada, argumentativa e colaborativa. Objetivamos ainda, compreender na literatura acadêmica o processo de ensino e aprendizagem partir do uso de metodologias ativas em práticas didáticas em turmas de Ensino Médio; desenvolver propostas de aulas com metodologias ativas para o ensino de matemática no 2º ano do Ensino Médio; investigar, a partir de atividades elaboradas em sala de aula de inserção e construção de conhecimento matemático, as contribuições das metodologias aplicadas para o ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. Para isso, utilizamos algumas Metodologias Ativas no ensino de conteúdos programados pelo currículo de Pernambuco para o 2º ano do Ensino Médio. Observamos o comportamento dos estudantes envolvidos durante todas as atividades propostas. Avaliamos o desenvolvimento de cada um de acordo com as percepções colocadas, além de testes avaliativos. Trata-se de uma pesquisa exploratória em que os sujeitos da pesquisa foram os alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola estadual de Pernambuco. Os estudantes apresentaram muitas dificuldades, como a operar cálculos simples com as quatro operações básicas. Vimos ainda que eles se dedicam mais com abordagens argumentadas e desafiadoras, onde eles sejam encorajados a buscar informações para a construção do conhecimento. Os resultados mostraram que, a partir da análise, as Metodologias Ativas proporcionam a autoaprendizagem e promovem maior participação dos estudantes nas aulas e de socialização, sendo assim de grande importância que professores de matemática busquem diversificar sua metodologia de ensino implementando as metodologias ativas e valorizando os conhecimentos prévios dos alunos.
[Download TCC]