Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DHONE PEREIRA DE SOUSA
IFPI - Instituto Federal do Piauí - Floriano - PI
Dissertação
Título
ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA AVENTURA NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Resumo
O processo de ensino e aprendizagem de qualquer ciência é cheio de obstáculos, não é
diferente na matemática, uma ciência que diariamente está sendo utilizada na sociedade seja
direta ou indiretamente. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo geral identificar
a concepção dos alunos sobre educação financeira através de uma proposta pedagógica
mediada por histórias em quadrinhos. Os sujeitos e campo da pesquisa foram, estudantes do 9º
ano da Unidade Integrada Marina Moreira Mota na cidade de Colinas no estado do Maranhão.
Para auferir o objetivo geral da pesquisa, foram aplicados questionários envolvendo tanto
educação financeira, histórias em quadrinhos como também aulas com aplicação de alguns
conteúdos envolvendo matemática financeira, tais como porcentagem, aumentos, descontos e
juros simples para que, os educandos pudessem relacionar tais conteúdos em decisões futuras
envolvendo educação financeira. Visto que no decorrer da pesquisa os alunos compreenderam
a ideia, então foi elaborado e aplicado um experimento de ensino, que foi a construção por
parte dos alunos das histórias em quadrinhos. Com a proposta, notou-se que os alunos
estavam bastante concentrados e empenhados não só em aprender sobre tirinhas, mas também
sobre a educação financeira. Nas elaborações das HQs ficou notório a construção e
compartilhamento do conhecimento de forma lúdica e bastante informativa, pois as
conclusões das tirinhas sempre se faziam presente o uso do dinheiro de maneira correta, fato
este desejado pela pesquisa.
[Download TCC]