MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: DHONE PEREIRA DE SOUSA

IFPI - Instituto Federal do Piauí - Floriano - PI

Dissertação

Título
ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA AVENTURA NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Resumo
O processo de ensino e aprendizagem de qualquer ciência é cheio de obstáculos, não é diferente na matemática, uma ciência que diariamente está sendo utilizada na sociedade seja direta ou indiretamente. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo geral identificar a concepção dos alunos sobre educação financeira através de uma proposta pedagógica mediada por histórias em quadrinhos. Os sujeitos e campo da pesquisa foram, estudantes do 9º ano da Unidade Integrada Marina Moreira Mota na cidade de Colinas no estado do Maranhão. Para auferir o objetivo geral da pesquisa, foram aplicados questionários envolvendo tanto educação financeira, histórias em quadrinhos como também aulas com aplicação de alguns conteúdos envolvendo matemática financeira, tais como porcentagem, aumentos, descontos e juros simples para que, os educandos pudessem relacionar tais conteúdos em decisões futuras envolvendo educação financeira. Visto que no decorrer da pesquisa os alunos compreenderam a ideia, então foi elaborado e aplicado um experimento de ensino, que foi a construção por parte dos alunos das histórias em quadrinhos. Com a proposta, notou-se que os alunos estavam bastante concentrados e empenhados não só em aprender sobre tirinhas, mas também sobre a educação financeira. Nas elaborações das HQs ficou notório a construção e compartilhamento do conhecimento de forma lúdica e bastante informativa, pois as conclusões das tirinhas sempre se faziam presente o uso do dinheiro de maneira correta, fato este desejado pela pesquisa.
[Download TCC]