MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: EDUARDO DE MOURA DOS SANTOS SILVA

IFPI - Instituto Federal do Piauí - Floriano - PI

Dissertação

Título
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA APLICAÇÃO ATRAVÉS DA CONFECÇÃO DA MAQUETE DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA-PI
Resumo
Levando em consideração as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem de Geometria plana por alunos do ensino fundamental, a presente pesquisa visa investigar as possíveis contribuições que o uso de modelagem matemática como ferramenta de ensino, no ambiente escolar, proporciona no ensino-aprendizagem dos conceitos de perímetro e área. Para tanto, foi proposta uma sequência de atividades didáticas com o intuito de permitir aos alunos a compreensão, através da prática, mediante a confecção da maquete de uma escola da rede municipal de Teresina-PI. Através dessa atividade, buscou-se demonstrar a importância dos conteúdos matemáticos na vida cotidiana, possibilitando, assim, uma aprendizagem significativa aos educandos do 7° do ensino fundamental, também refletir, se a estratégia em questão favorece a construção de conhecimento necessário para o aluno. A pesquisa foi avaliada de forma quantitativa e qualitativa, desenvolvida durante onze encontros. Nestes encontros, foram observadas a motivação promovida pela estratégia aplicada, assim como a efetivação da construção do conhecimento matemático através da experimentação, que possibilitou também o entendimento e significado dos conteúdos matemáticos abordados na pesquisa. Para análise da efetivação dessa metodologia, foram aplicados dois testes. O teste inicial, que buscou investigar o conhecimento prévio dos alunos e o teste final, que analisou os conhecimentos obtidos após a aplicação da sequência didática. Nesses dois testes foram aplicadas questões envolvendo os conteúdos de perímetro e área. Em seguida, foi feita uma comparação dos dados obtidos nesses testes e, por fim, a comprovação de que a metodologia proposta, favorece de forma significativa, a aprendizagem dos alunos, deixando-os motivados, assim como possibilitou a melhoria da concentração dos discentes avaliados
[Download TCC]