Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EVANILDO BORGES DA SILVA
IFPI - Instituto Federal do Piauí - Floriano - PI
Dissertação
Título
UMA EXPLORAÇÃO SOBRE ARTEFATOS MESOPOTÂMICOS E SUAS POSSIBILIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Resumo
Pesquisas e estudos em História da Matemática têm, nos últimos anos, estruturado novas caracterizações de abordagens didáticas acerca do uso de informações históricas no ensino de Matemática. Esta pesquisa, no entanto, apresenta como temática central o uso de artefatos mesopotâmicos no ensino de Matemática como sendo uma das possíveis formas de abordagem de informações históricas em aulas de Matemática. Tem como principal objetivo, investigar possibilidades didáticas através de artefatos mesopotâmicos para o ensino de Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, desenvolvida com alunos de uma turma do segundo ano do Ensino Médio, em uma escola pública estadual no município de Floriano – Piauí. Elaboraram-se atividades que apresentam contextos investigativos e desafiadores acerca de três artefatos mesopotâmicos datados de 2000 a. C a 1550 a. C, o YBC 7289, Plimpton 322 e BM 13901 para o ensino de conteúdos e mobilização de conceitos matemáticos. O referencial teórico adotado tem como pressupostos sustentadores a investigação histórica no ensino de Matemática e o conceito de artefato histórico na Arqueologia. Este estudo também apresenta uma revisão bibliográfica em produções acadêmicas em alguns repositórios que reforçam a necessidade de explorar artefatos históricos matemáticos da Antiga Mesopotâmia como forma de desmistificação da Matemática como uma Ciência pronta e acabada. Para produção de dados foram utilizados os registros escritos dos alunos, questionários e atividades didáticas. A análise do conteúdo foi a metodologia de análise de dados que elucidou as possibilidades didáticas com uso de artefatos mesopotâmicos como abordagem no ensino de Matemática. Elencamos 14 reais possibilidades que potencializam a prática docente dos professores de Matemática através do desenvolvimento e validação de atividades mediadas pela História da Matemática e uso de artefatos mesopotâmicos que vão desde conteúdos matemáticos, contextos interdisciplinares, compreensão da Matemática em estratégias didáticas.
[Download TCC]