Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOSIEL DE SOUSA COSTA
IFPI - Instituto Federal do Piauí - Floriano - PI
Dissertação
Título
ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: COMPARAÇÃO COM A METODOLOGIA TRADICIONAL DE AULA EXPOSITIVA
Resumo
No decorrer do tempo, várias abordagens didáticas são discutidas e inseridas no contexto escolar objetivando melhorar a qualidade do ensino. A presente pesquisa tem como objetivo analisar se a utilização de metodologias diferentes proporciona as mesmas condições para o ensino-aprendizagem de Geometria Espacial, tendo como público alvo alunos do 3º ano de duas turmas do ensino médio de uma escola pública do município de Francisco Ayres-PI. É uma pesquisa experimental, de abordagem qualitativa e quantitativa, em que confronta a metodologia que contempla despertar a curiosidade e motivar os alunos a aprenderem Geometria Espacial por meio do uso e da construção de sólidos geométricos e utilização do software de geometria dinâmica Geogebra com a metodologia tradicional de exposição oral com a utilização de livro didático com alternância entre resolução de exemplo e aplicação de listas de exercícios para assimilação dos alunos. O referencial teórico tem como pressuposto que metodologias que favoreçam a interação e manipulação com materiais concretos dão mais significado ao que é estudado e, consequentemente, contribuem de forma mais significativa para a aprendizagem. Para a produção de dados foi aplicado um questionário de entrevista, um questionário pré-teste e um pós-teste para conhecimento do público alvo e obter a percepção dos alunos sobre a matemática e sobre a geometria, além de avaliar os conhecimentos específicos dos conteúdos de Geometria Espacial antes e depois da aplicação das metodologias de ensino. Para análise dos dados qualitativos foi utilizado a análise de conteúdo que, juntamente com a análise estatística para os dados quantitativos, sinalizaram uma melhora significativa na compreensão dos tópicos trabalhados com a aplicação das duas metodologias, no entanto, considerando tais análises da participação e dos relatos dos alunos e da variação do desempenho dos alunos entre o pré-teste e pós-teste, a turma que foi aplicada a metodologia do uso de material concreto e recursos tecnológicos teve um melhor desempenho
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