MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LUIS CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA

IFPI - Instituto Federal do Piauí - Floriano - PI

Dissertação

Título
UMA ATIVIDADE SOBRE AS MEDIDAS DO CÍRCULO DE ARQUIMEDES POR MEIO DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Resumo
Os estudos recentes em História para o ensino de Matemática possibilitaram o surgimento de novas estratégias e metodologias didáticas que podem contribuir para a formação de professores e para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Nesta pesquisa, que se constitui em um trabalho de dissertação, nos apropriamos de materiais concretos e sua aliança ao contexto histórico da Matemática como uma estratégia didática no ensino de Matemática. Desenvolve-se neste trabalho de pesquisa, uma investigação histórica acerca das medidas do círculo desenvolvidas pelos métodos históricos de Arquimedes de Siracusa (287 a. C. – 212 a. C.) aliado à construção de materiais concretos manipuláveis. O principal objetivo desta pesquisa é investigar contribuições da História da Matemática aliada ao uso de materiais concretos em atividades didáticas sobre as medidas do círculo de Arquimedes. Os participantes da pesquisa, são os alunos de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Floriano - Piauí. Os referenciais teóricos adotados se concentram principalmente na investigação histórica e no uso de materiais concretos como procedimento de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, apresenta uma revisão bibliográfica e se caracteriza por um estudo de campo, pois planejamos e aplicamos atividades mediadas por informações históricas para o ensino de medidas do círculo. No desenvolvimento das atividades, partiu-se do método histórico de determinação de medidas de círculo sistematizado por Arquimedes, de onde houve construções com o uso de instrumentos de desenhos geométricos e uso de recortes para manipulação de figuras planas, chegando a uma formalização da expressão que determina a área de um círculo qualquer. Para coleta dos dados, fez-se uso de questionário, assim como, diário de bordo, registros de imagens e registros escritos dos alunos no decorrer dos momentos da pesquisa. Utilizou-se a análise de conteúdo como forma de elencar categorias e classificações, que são tecidas nos resultados que indicassem contribuições sobre o uso da História da Matemática. Identificou-se que o processo de construção de atividades por meio de uma investigação didática e histórica sobre um método histórico desenvolvido por Arquimedes em conexão com a construção e manipulação de materiais concretos, apresenta-se como possibilidade didática, proporcionando um ensino de Matemática com mais sentido, construído a partir da ação, da reflexão e do compartilhamento de ideias, gerando compreensões mais significativas para alunos e professores. Com a efetivação desta pesquisa, evidenciamos que o uso de informações históricas associadas à materiais concretos, carrega potenciais contribuições para o ensino de matemática, promovendo momentos atrativos, participativos, regado de inquietações e curiosidade, e destes fatos, disponibilizaremos este produto educacional considerando como uma valiosa estratégia para prática em sala de aula de outros profissionais em educação matemática.
[Download TCC]