MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: SALVADOR MARQUES DA SILVA

IFPI - Instituto Federal do Piauí - Floriano - PI

Dissertação

Título
A INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O USO DE JOGOS COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR DA APRENDIZAGEM
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre a influência das atividades lúdicas no ensino de matemática. Onde traz a aplicação de jogos como recurso didático e instrumento motivador da aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa realizada com alunos do ensino fundamental de uma escola pública, localizada na Cidade de Alvorada do Gurguéia – PI, com abordagem qualitativa e quantitativa, pois buscamos além de observar os fatos, descrevê-los e analisá-los com base no referencial teórico e para tal, utilizaram-se estudos a partir de Jean Piaget, Vygotsky, D’Ambrósio, Lakatos e Smole & Diniz. O principal objetivo da pesquisa foi analisar a influência e as contribuições das atividades lúdicas no ensino-aprendizagem de matemática na educação básica. Trazendo o lúdico como um grande recurso didático, relatando a aplicação da torre de Hanói, Tangram, do dominó e bingos elaborados como instrumentos facilitadores e motivadores do ensino e aprendizagem. A pesquisa foi feita durante as aulas, no período regular, com a aplicação de pré-teste e pós-teste, dos jogos e desafios e ainda um questionário sobre os jogos e a metodologia usada pelo professor. Onde os dados foram coletados e analisados pelo autor, sendo posteriormente apresentado em tabelas e gráficos. Na pesquisa, vimos que as atividades realizadas com os jogos aumentaram a interação entre os alunos e entre aluno e professor, motivando e fortalecendo a participação dos mesmos, não apenas nas atividades com os jogos, mas também nas aulas regulares. A pesquisa nos proporcionou a descobri as vantagens e influência da utilização de jogos como ferramenta metodológica, desde que sejam bem elaborados e planejados de acordo com seus objetivos. No comparativo dos testes aplicados e análise dos resultados dos questionários, vimos que os jogos quando bem elaborados, incentivam os alunos a aprender os conteúdos exigidos na aplicação dos mesmos, motivados pela curiosidade de compreendê-los e serem capazes de vencer os desafios. Assim verificamos que houve melhoria do aprendizado dos conteúdos matemáticos abordados a partir do incentivo e motivação promovidos com a aplicação das atividades lúdicas associadas a esses conteúdos e ainda observamos o desenvolvimento do desempenho acadêmico dos alunos. O que nos deu uma resposta satisfatória para a nossa problemática. As atividades lúdicas podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação básica, quando bem elaboradas e bem planejadas. Devemos ressaltar ainda, que a aplicação de jogos no ensino, contribui para que o aluno desenvolva suas habilidades e competências através de uma ação investigativa, argumentativa e contextualizada, desenvolvendo suas próprias estratégias no contexto, o qual se encontra.
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