Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ROGER MOREIRA DE ALMEIDA
UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Seropédica - RJ
Dissertação
Título
O USO DE VÍDEOS COMO FERRAMENTA PARA PROMOVER A ENSINAGEM E APRENDIZAGEM COLABORATIVA DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho abordou o uso de vídeos como ferramenta para a promoção da ensinagem de conceitos matemáticos nos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo foi analisar a contribuição do uso de vídeos para a ensinagem de frações,
proporção, aproximações e relações de unidades de medidas através da aprendizagem colaborativa para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola estadual do munícipio de Resende/RJ. Para atingir este objetivo procurou se: investigar o sentimento dos alunos participantes da pesquisa em relação à matemática; elaborar um produto educacional com ações de Matemática a partir das vivências dos alunos envolvidos na pesquisa; e analisar as oficinas (vídeos e ações) propostas por meio da interação dos alunos sob a ótica da Educação Matemática. A pesquisa desenvolveu-se em uma escola pública estadual com o recorte de vinte e nove alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, mais especificamente, dos oitavos e nonos anos e de quatro professores de Matemática e Resolução de
Problemas Matemáticos. A metodologia utilizada nesta pesquisa visou conduzir a elaboração de vídeos que representassem situações do cotidiano dos alunos e, posteriormente, sua aplicação. A pesquisa justifica-se pela suma importância de fazer com que os alunos possam sentir-se incluídos e vistos, identificando o aprendizado de Matemática acontecendo por meio desse processo, de forma diferenciada e não tradicional. Além de fazer com que o aluno identifique em suas ações cotidianas as aplicações de conteúdos matemáticos, observando os ideais da Matemática Crítica e da Etnomatemática. A questão levantada pelo trabalho é de como a ensinagem de conceitos matemáticos pode ocorrer em alunos dos anos Finais ensino fundamental por meio da utilização de vídeos? Para responder a tal questionamento, lança-se mão de autores como Skovsmose, D’Ambrosio, Moran, entre outros. O uso de vídeos permitiu ao aluno aprender efetivamente, onde ocorre a ensinagem, entendendo ainda seu papel perante a sociedade. A partir do desenvolvimento do estudo, a análise trouxe que os alunos tiveram mudanças em seus discursos e atitudes por meio das ações propostas, inclusive refletindo sobre suas realidades criticamente. Como forma de contribuir com a prática docente, um produto educacional com vídeos e arquivos de orientação foram disponibilizados.
[Download TCC]