Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PRISCILA VICENTE LEAL MOREIRA
UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Seropédica - RJ
Dissertação
Título
Estimulando o Engajamento Estudantil nas Aulas de Matemática do Ensino Fundamental: uma experiência baseada em Gamificação
Resumo
Este trabalho busca contribuir para a Educação Matemática, através da elaboração de atividades
que estimulem o aumento do engajamento dos estudantes nas aulas de matemática, o qual
diminuiu consideravelmente após o período de afastamento da rotina de aulas presenciais
devido à pandemia de Covid-19. Como estratégia metodológica, foi elaborada uma sequência
didática fundamentada na teoria da Gamificação com materiais manipuláveis, sem uso de
tecnologias digitais. Esta pesquisa teve como público-alvo os alunos de uma turma do 7° ano
de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Foi utilizada uma abordagem qualitativa para a
análise dos dados da pesquisa, que foram coletados através de formulários e observação dos
alunos nas aulas. Buscou-se comparar o engajamento dos alunos nas aulas de matemática e a
relação deles com a disciplina antes e após a aplicação da sequência de atividades gamificadas.
Dentre os resultados obtidos nesta pesquisa, destaca-se uma melhora significativa na relação
dos alunos com a professora.
[Download TCC]