Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RODRIGO VITORASSI
UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Toledo - PR
Dissertação
Título
OS NÚMEROS RACIONAIS E SUAS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES NA RETA NUMÉRICA: OS ERROS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumo
O presente estudo objetiva caracterizar erros cometidos por alunos do Ensino Fundamental Anos Finais na resolução de uma questão que envolvia localização de números racionais com diferentes representações (frações, decimais e porcentagens) na reta numérica. Para alcançar esse objetivo, foi analisada uma questão aplicada a 203 alunos (duas classes: de sextos, sétimos, oitavos e nonos anos), de um Colégio Estadual localizado no Oeste do Paraná, tendo como referenciais teórico e metodológico a Análise de Erro e Análise de Conteúdo. Por meio da análise minuciosa das respostas dos alunos foram identificados padrões e construídas as seguintes categorias para os erros: por incompletude na resolução; no reconhecimento das representações de porcentagens e na localização na reta numérica; por distração; e, pela inexistência da articulação entre as representações do número racional. O estudo conclui que, dos 129 alunos que resolveram a questão, 70,5% deles a responderam incorretamente por utilizarem localizações pouco coerentes na reta numérica, 28% acertaram a resolução parcialmente por demonstrarem compreender a fração como quociente, e 1,5% dos alunos responderam corretamente, porém com erros pontuais considerados como distração. As análises revelaram falta de flexibilidade na conversão entre as diferentes representações do número racional na reta numérica, sugerindo novas estratégias de ensino que potencializem a compreensão desse conteúdo ao longo do Ensino Fundamental. Deste modo, destacamos a relevância do produto educacional proposto para formação de professores de Matemática do Ensino Fundamental Anos Finais, dos sextos aos nonos anos, com atividades que possam auxiliar a promover a articulação dos conceitos das diferentes representações dos números racionais, consideradas como fundamentais para os alunos, tanto para a vida escolar como cotidiana.
[Download TCC]
Recurso Educacional 1
Título
Curso de formação continuada para professores de Matemática do Ensino Fundamental II: erros de alunos em frações, decimais e porcentagens
Veículo
eduCAPES
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870079
[Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]