Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: TIAGO WESLEY DE JESUS MACHADO
UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - Sinop - MT
Dissertação
Título
MATEMÁTICA NA ASTRONOMIA: UTILIZAÇÃO DA PARALAXE HELIOCÊNTRICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO.
Resumo
Este trabalho utiliza a Astronomia como agente motivador no ensino de Matemática, mais especificamente
no ensino de Trigonometria no Triângulo Retângulo para estudantes do Ensino
Médio, bem como utiliza um instrumento de avaliação para quantificar o grau de aprendizagem
dos estudantes. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos documentos educacionais oficiais
do Ministério da Educação e da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso a fim de
conhecer o que se espera dos estudantes do ensino médio ao aprender Trigonometria no Triângulo
Retângulo. Foi feito, também, um levantamento do desenvolvimento da Trigonometria
no decorrer da história, passando por povos antigos e chegando aos dias de hoje. A aplicação
deste trabalho ocorreu com as três turmas do 2° ano do Ensino Médio de 2022 da Escola Estadual
Militar Tiradentes “Sd PM Adriana Moraes Ramos”, onde a proposta foi apresentada aos
estudantes e, após a aceitação dos mesmos em participar, foram realizadas, inicialmente, três
pré-testes auxiliados pela Teoria da Resposta ao Item, sendo um de Unidades de Medidas, outro
de Astronomia e outro de Trigonometria no Triângulo Retângulo a fim de diagnosticar a proficiência
que estes estudantes já traziam. Foi construída uma sequência didática com o objetivo
de oferecer as mesmas condições os estudantes no que tange aos pré-requisitos necessários para
o desenvolvimento das atividades, sendo que o material foi disponibilizado por meio de um
Ambiente Virtual de Aprendizagem. Como forma de transformar o aprendizado matemático,
que é abstrato, em algo tangível, os estudantes construíram um Visor de Paralaxe rudimentar, o
qual utilizaram para medir distâncias curtas de forma indireta dentro do pátio da escola, fazendo
um relatório no qual demonstraram como chegaram a tal distância. Após essa experiência de
medição indireta, foram passados para os estudantes dados de algumas estrelas para que eles
pudessem calcular a distância entre essas estrelas e a Terra utilizando o método da Paralaxe
Heliocêntrica, produzindo um relatório final com os cálculos utilizados. Terminada a intervenção,
os estudantes foram submetidos a um pós-teste de Trigonometria no Triângulo Retângulo
a fim de servir de comparativo com o pré-teste inicial e melhor analisar a eficácia da sequência
didática aplicada. Como forma de mensurar a opinião dos estudantes em relação à sequência didática,
foi aplicado um questionário de satisfação onde eles responderam à perguntas objetivas
e discursivas em relação à abordagem. Esta aplicação proporcionou aos estudantes uma forma
diferenciada na aprendizagem da Trigonometria no Triângulo Retângulo, refletindo diretamente
nos índices de aprendizagem nos quais podem ser observados na comparação entre o pré-teste e
o pós-teste sobre Trigonometria no Triângulo Retângulo. Como contribuição para o Ensino de
Trigonometria no Triângulo Retângulo foi desenvolvido um manual para construção e utilização
de um Visor de Paralaxe para medições indiretas de distâncias. Por fim, todos os materiais
necessários para o desenvolvimento deste trabalho, tais como as questões das avaliações, se
encontram nos anexos e apêndices.
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