Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: GILBERTO MONTEIRO PROCOPIO
UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - Sinop - MT
Dissertação
Título
ESTUDOS DE PRIMALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Elaboração de Sequência Didática com a utilização de Linha do Tempo.
Resumo
A investigação acerca das propriedades dos números primos retrata elementos que foram motivos de dedicação e esforço de vários matemáticos, em diferentes partes do mundo e tempos. O estudo da Primalidade compõe fragmentos de estudos que implicam em diversas aplicações no campo do conhecimento matemático. E sendo assim, em se tratando de um conhecimento que foi construído gradativamente, apresenta uma dimensão espacial e temporal. A proposta que se traz aqui é a apresentação dos principais conceitos da Primalidade adaptados a Educação Básica com o recurso de uma linha do tempo, que retrata a trajetória conceitual e histórica dos números primos, desde Euclides (300 a. C), em sua obra “Os Elementos”, passando pelo Crivo de Eratóstenes (230 a. C.), equações e resultados apresentados por Fermat, Mersenne e Euler (Séc. XVII - XVIII) e possíveis padrões de frequência que avançaram o século XIX e XX. Neste sentido, apresentamos a elaboração de uma sequência didática, alicerçada nos pressupostos de Zabala (1998). Diante dessa cronologia, utilizamos os resultados aritméticos apresentados em cada fase, baseados em seus marcos históricos, além de apontar algumas possíveis adaptações para estudantes público-alvo da Educação Especial.
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