Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MAUROCIR SILVA
UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - Sinop - MT
Dissertação
Título
PLACAS FOTOVOLTAICAS - APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: UMA APLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO.
Resumo
O presente trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para aprendizagem de Matemática, através do tema gerador placas fotovoltaicas . Discutiremos brevemente sobre a importância do uso das metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Projetos
(ABProj) e a Modelagem Matemática, objetivando a produção de benefícios significativos para a educação, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades e competências necessárias para enfrentar os desafios do mundo atual, ao mesmo tempo em que tornam a aprendizagem da matemática mais envolvente e significativa. Foi realizado um trabalho de modelagem matemática como estratégia de ensino aprendizagem com tema central relacionado com placas fotovoltaicas com o objetivo de modelar o ângulo de inclinação de instalação das placas, para a maximização do fluxo de energia luminosa e assim ter maior produção de energia. Baseado no modelo desenvolvido, são propostas sequências didáticas e atividades para serem utilizadas com estudantes do Ensino Médio, afim de despertar o interesse e a curiosidade pelo aprendizado. Neste sentido, este trabalho propõe, através da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj) e da Modelagem Matemática, que o estudante utilize a Matemática de forma concreta e satisfatória, possibilitando análises, discussões, construções de conceitos e formulações de ideias através da resolução de problemas do cotidiano, contribuindo para uma aprendizagem significativa, desenvolvendo a sua capacidade reflexiva.
[Download TCC]