MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: AIDA MARIANE SANTOS DOS ANJOS

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
UMA APLICAÇÃO EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A presente pesquisa de caráter dissertativo tem como tema central a Educação Financeira Escolar, na perspectiva da Educação Matemática. Ao longo do trabalho discutimos sobre a incorporação da Educação Financeira no ambiente escolar com o objetivo de contribuir na formação dos estudantes por meio de ações pedagógicas na disciplina de Matemática oferecendo aos alunos atividades que incentivem uma melhor gestão do dinheiro. A vida em sociedade demonstra que nem sempre fazemos bom uso do dinheiro e que precisamos saber administrá-lo. Aprendendo sobre organização dos recursos à nossa disposição através do controle e do autoconhecimento podemos ter uma vida financeira mais organizada, controlada e, consequentemente, alcançar uma melhor qualidade de vida. Essa pesquisa relata as contribuições pedagógicas advindas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que diz respeito à Educação Financeira inserindo os conteúdos dos diversos componentes curriculares e ao desenvolvimento de habilidades e competências nos estudantes por meio de sua prática em sala de aula. O trabalho apresenta uma sequência didática composta por oito atividades relacionadas à Matemática e Educação Financeira. Essas atividades foram aplicadas em uma escola pública, que leciono, localizada no bairro São Bento, no município de Duque de Caxias, ao longo das aulas do componente curricular Letramento de Matemática. A pesquisa foi realizada em uma das turmas de nono ano do Ensino Fundamental em 8 encontros de 50 minutos entre os meses de agosto e setembro de 2023. A turma era composta de 35 alunos, sendo 18 meninos e 17 meninas com idade média de 16 anos. A pesquisa apresenta uma análise descritiva-qualitativa dos objetivos a serem alcançados em relação ao desenvolvimento de cada atividade mostrando a ação pedagógica do professor durante o processo de mediação da aprendizagem e as impressões observadas quando do momento de aplicação. Uma parte desse projeto de pesquisa foi aberta para análise e discussão a um grupo de quinze estudantes do Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica - EJA, da Faculdade de Educação - UFRJ, que atuam como professores da Educação Básica e as impressões junto às contribuições em relatos apresentadas nesta etapa encontram-se descritas em uma seção da presente dissertação. Pesquisas recentes apontam um déficit no letramento financeiro e um percentual significativo de endividamento entre os cidadãos brasileiros, destacando a possibilidade de introdução de temas de Educação Financeira na fase escolar para promover estímulos que possam transmitir conhecimentos e reduzir esses impactos negativos na economia futura formando assim cidadãos mais conscientes com instruções sobre Educação Financeira.
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