Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: AIDA MARIANE SANTOS DOS ANJOS
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
UMA APLICAÇÃO EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A presente pesquisa de caráter dissertativo tem como tema central a Educação
Financeira Escolar, na perspectiva da Educação Matemática. Ao longo do
trabalho discutimos sobre a incorporação da Educação Financeira no ambiente
escolar com o objetivo de contribuir na formação dos estudantes por meio de
ações pedagógicas na disciplina de Matemática oferecendo aos alunos
atividades que incentivem uma melhor gestão do dinheiro.
A vida em sociedade demonstra que nem sempre fazemos bom uso do dinheiro
e que precisamos saber administrá-lo. Aprendendo sobre organização dos
recursos à nossa disposição através do controle e do autoconhecimento
podemos ter uma vida financeira mais organizada, controlada e,
consequentemente, alcançar uma melhor qualidade de vida.
Essa pesquisa relata as contribuições pedagógicas advindas da Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) no que diz respeito à Educação Financeira inserindo
os conteúdos dos diversos componentes curriculares e ao desenvolvimento de
habilidades e competências nos estudantes por meio de sua prática em sala de
aula.
O trabalho apresenta uma sequência didática composta por oito atividades
relacionadas à Matemática e Educação Financeira. Essas atividades foram
aplicadas em uma escola pública, que leciono, localizada no bairro São Bento,
no município de Duque de Caxias, ao longo das aulas do componente curricular
Letramento de Matemática. A pesquisa foi realizada em uma das turmas de nono
ano do Ensino Fundamental em 8 encontros de 50 minutos entre os meses de
agosto e setembro de 2023. A turma era composta de 35 alunos, sendo 18
meninos e 17 meninas com idade média de 16 anos.
A pesquisa apresenta uma análise descritiva-qualitativa dos objetivos a serem
alcançados em relação ao desenvolvimento de cada atividade mostrando a ação
pedagógica do professor durante o processo de mediação da aprendizagem e
as impressões observadas quando do momento de aplicação.
Uma parte desse projeto de pesquisa foi aberta para análise e discussão a um
grupo de quinze estudantes do Curso de Especialização Saberes e Práticas da
Educação Básica - EJA, da Faculdade de Educação - UFRJ, que atuam como
professores da Educação Básica e as impressões junto às contribuições em
relatos apresentadas nesta etapa encontram-se descritas em uma seção da
presente dissertação.
Pesquisas recentes apontam um déficit no letramento financeiro e um percentual
significativo de endividamento entre os cidadãos brasileiros, destacando a
possibilidade de introdução de temas de Educação Financeira na fase escolar
para promover estímulos que possam transmitir conhecimentos e reduzir esses
impactos negativos na economia futura formando assim cidadãos mais
conscientes com instruções sobre Educação Financeira.
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