Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: OZIEL FALCAO JANUARIO CARVALHO
UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Porto Velho - RO
Dissertação
Título
A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA E DA FÍSICA
Resumo
Tendo em vista que este trabalho consiste em uma proposta de ensino através de tecnologias digitais, pesquisa-se sobre a robótica educacional e as linguagens de programação, bem como as metodologias ativas em especial a modelação matemática, a modelagem matemática e a investigação matemática, a fim de explorar as potencialidades da robótica educacional para o ensino da matemática e da física. Para tanto, define-se alguns objetivos específicos como, conceituar teorias matemáticas sobre a função afim e quadrática e físicas sobre o movimento uniforme e o lançamento oblíquo, disponibiliza-se um manual de construção dos robôs Base Motriz e Catapulta utilizando o kit da Robótica Educacional, Lego Mindstorms EV3, bem como suas respectivas programações, e cria-se uma proposta de ensino baseada nas metodologias ativas em especial na modelação matemática, na modelagem matemática e na investigação matemática para professores da matemática e da física utilizando o Software Geogebra. Diante disso, foi possível demonstrar as potencialidades da Robótica Educacional para o ensino-aprendizagem da matemática e suas tecnologias e das ciências da natureza e suas tecnologias, tanto no ambiente físico, ou seja, na sala de aula quanto no ambiente virtual através do Software Geogebra. O que impõe a constatação de que a robótica educacional alinhada a outras tecnologias digitais como o Geogebra são grandes ferramentas metodológicas de ensino e cabe ao professor a responsabilidade de preparar o aluno para o mundo cada vez mais digital.
[Download TCC]