MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ERISVALDO PEREIRA SILVA

UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia - Porto Velho - RO

Dissertação

Título
O ENSINO DA GEOMETRIA PLANA: OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Esta dissertação propõe refletir e pesquisar sobre as dificuldades de aprendizagem da geometria plana no Ensino Médio, e como os professores podem contribuir na recuperação desses estudantes. Há hipóteses que a defasagem no ensino da Matemática, assim como na geometria plana, pode ocorrer por causa das metodologias abordadas pelo professor, que muitas vezes são pouco compreendidas pelos estudantes, isso pode acontecer desde a alfabetização, época em que se é necessário trabalhar com metodologias diferentes, dentre elas, jogos, materiais concretos, softwares, entre outros. Com a chegada de novas tecnologias, e o ensino ainda sendo apresentado no seu modelo tradicional, o interesse dos estudantes foi diminuindo consideravelmente. Além disso, a pandemia da COVID-19, iniciada em 2020, contribuiu ainda mais para a defasagem escolar de maneira geral, sendo mais agravante no ensino da Matemática, já que nos dois primeiros anos de pandemia os estudantes ficaram fora de sala de aula e muitos deles sequer tinham acesso às tecnologias para continuar seus estudos. Apesar de toda essa problemática, acreditase que seja possível reverter essa situação em que se encontra o ensino da geometria plana por todo o ensino médio. Para isso, pretende-se identificar importantes conhecimentos matemáticos e geométricos inerentes das demonstrações dos teoremas e construção de figuras geométricas. Objetivando a composição de atividades preliminares de natureza investigativa e a utilização dos softwares de geometria dinâmica como o software Geogebra, o Tangram e os jogos de tabuleiro, para que possam instigar relevantes conjecturas geométricas, previamente às demonstrações dos teoremas.
[Download TCC]