MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: DIEGO AYRES AQUINO

UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA

Dissertação

Título
ANÁLISE DO MATERIAL DIDÁTICO À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS: OS NÚMEROS RACIONAIS
Resumo
O desenvolvimento do conhecimento matemático tem se mostrado um constante desafio para o ensino escolar, pois na Matemática é que são registrados os piores índices de desempenho dos alunos, no Brasil. A linguagem formal da Matemática pode ser um complicador para a compreensão dos alunos. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar, à luz da Teoria dos Campos Conceituais e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a abordagem do conteúdo do Conjunto dos Números Racionais no Material Didático produzido por uma Escola de São Paulo para o Ensino Fundamental. A fundamentação teórica partiu da Teoria dos Campos Conceituais, concebida pelo psicólogo francês Gérard Vergnaud, voltada a tornar o aprendizado escolar mais significativo, utilizando como arcabouço teórico os estudos de Piaget sobre o desenvolvimento infantil e os de Vygotski sobre a importância da interação social no aprendizado, suportadas pela BNCC. A metodologia é de natureza qualitativa e com caráteres exploratório e bibliográfico, tendo em vista a avaliação do material didático. Como resultado, foi evidenciado que o material objeto da análise permitiu propor o ensino da Matemática a partir de situações elaboradas com a proposta de despertar reflexões sobre os significados dos números racionais e suas representações, fracionária e decimal. Fez-se esse percurso a partir de uma diversidade de situações que, pelo uso de domínios variados da Matemática, contribui para o desenvolvimento gradual da complexidade dos conceitos que envolvem esse conjunto numérico. Valorizando a ação do aluno como forma de aprendizado efetivo, pretendeu-se proporcionar às aulas um ambiente de pesquisa em Matemática, em que as habilidades de tratamento da informação e tomada de decisão se mostraram necessárias no processo. Além disso, ao apresentar os conteúdos preconizados na BNCC (2018), para os números racionais, para turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, possibilitou-se o desenvolvimento das habilidades e do saber escolar relativos aos números racionais, contribuindo para uma formação humana e coerente com os desafios e as complexidades da vida contemporânea.
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