MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RICARDO SANDRO CARNEIRO DE MESQUITA

UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Redenção - CE

Dissertação

Título
ENGENHARIA DIDÁTICA E SEQUÊNCIA FEDATHI: UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS DE PERPENDICULARIDADE E PARALELISMO DESTINADAS AO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), a partir da instituição a ele associada, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). O caso estudado neste trabalho é a análise do uso dos princípios da Engenharia Didática, 1ª geração, e da Sequência Fedathi na mediação pedagógica em construções geométricas de perpendicularidade e de paralelismo destinadas ao ensino fundamental. A intervenção foi realizada em uma turma de oitavo ano de uma escola pública, na qual se utilizou e se desenvolveu ideias básicas de construções geométricas com régua e compasso. A partir da utilização de tais materiais e da apresentação de conteúdos básicos à aula como: congruência de triângulos, noções básicas de circunferência e ângulos, aplicou-se a Sequência Fedathi, como metodologia de ensino focando-se no desenvolvimento do pensamento científico do aluno e da capacidade de construção de novos saberes matemáticos. Nestes termos, houve a necessidade de realizar um levantamento de hipóteses, a partir de estudos prévios do ambiente escolar e epistemológicos. Por sua vez, a validação deste trabalho, interna, subjetiva e sem fatores quantitativos, é oriunda da natureza da Engenharia Didática, e vem especialmente de análises dos registros pós-intervenção didática, a partir de comparações com as hipóteses levantadas. Basicamente, utilizou-se das etapas da Engenharia Didática: a análise prévia, que analisa as dimensões epistemológicas, didáticas e cognitivas, que são feitas a partir de uma série de questionamentos ao docente atuante na turma para conhecer as características específicas do ambiente escolar; a concepção e análise das possíveis situações didáticas, em termos das informações obtidas na etapa anterior; a experimentação, onde foram utilizados os princípios da Sequência Fedathi como processo de mediação da aula e foram realizados os registro das aulas realizadas, por gravação e de fotos dos trabalhos realizados pelos alunos e análise pós realização da intervenção. Na sequência, analisaram-se todos os registros ocorridos em sala de aula para ser comparado com o que foi hipotetizado no contrato didático e no planejamento da Sequência Didática. Os principais resultados provenientes da etapa de validação elucidam a viabilidade da utilização destas metodologias em conjunto para o conteúdo de geometria, pois ambas desenvolvem ações importantes voltadas à aprendizagem e tem potencial de monitorar permanentemente os resultados da construção do saber, a partir da autocrítica das suas escolhas didáticas. Desta forma, entendeu-se que a utilização de metodologias com características inovadoras e de natureza mais científica devem ser estimuladas tanto com foco para o desenvolvimento de saberes científicos para os alunos, a partir de toda a comunidade escolar, quanto para treinar docentes, a partir de ações que os permitam desenvolver tais capacidades, como formações continuadas e ambientes escolares que forneçam a estrutura necessária para a realização de tais atividades com o objetivo da análise da qualidade de suas aulas.
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