MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANDERSON CARDOSO DE AMORIM

URCA - Universidade Regional do Cariri - Juazeiro do Norte - CE

Dissertação

Título
Utilização de teodolitos manuais na educação básica: Uma abordagem de ensino de trigonometria com Engenharia Didática
Resumo
Esta dissertação apresenta uma pesquisa que investigou a utilização de teodolitos manuais para o ensino de trigonometria na educação básica, utilizando conceitos da engenharia didática como metodologia para o ensino. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), na Universidade Regional do Cariri (URCA). A dissertação inicia com uma discussão so- bre estudos do campo da didática da matemática, da teoria das situações didáticas, do contrato didático e dos obstáculos epistemológicos, que são importantes para compre- ender o processo de ensino e aprendizagem da matemática. Em seguida, apresenta-se a engenharia didática como metodologia de pesquisa que contribui para a elaboração, desenvolvimento e análise de sequências didáticas. O delineamento metodológico da pesquisa foi orientado pelas etapas da engenharia didática: análise preliminar, con- cepção e análise a priori, experimentação e análise a posteriori e validação. Foram construídos dois teodolitos manuais para auxiliar na prática docente do professor de matemática, possibilitando o desenvolvimento dos conceitos trigonométricos de forma prática. A pesquisa foi realizada com alunos de uma turma de segundo ano do ensino médio da EEMTI Campos Sales, em Campos Sales – CE, e os dados foram coletados por meio da produção dos alunos e das observações feitas no decorrer da aplicação das sequências didáticas, além da apresentação por parte desses alunos em forma de seminário. A aplicação da proposta tornou o estudo mais prazeroso, uma vez que tirou os alunos de sala de aula, proporcionando uma outra maneira de estudar matemá- tica e trazendo a ideia de que em cada olhar cotidiano é possível obter um ângulo de observação. Em resumo, a dissertação apresenta uma pesquisa sobre a utilização de teodolitos manuais para o ensino de trigonometria, utilizando a engenharia didática como metodologia de pesquisa. A pesquisa contribui para a prática docente do profes- sor de matemática e possibilita aos alunos tornarem-se protagonistas no processo de aprendizagem.
[Download TCC]