Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANDERSON CARDOSO DE AMORIM
URCA - Universidade Regional do Cariri - Juazeiro do Norte - CE
Dissertação
Título
Utilização de teodolitos manuais na educação básica: Uma abordagem de ensino de trigonometria com Engenharia Didática
Resumo
Esta dissertação apresenta uma pesquisa que investigou a utilização de teodolitos
manuais para o ensino de trigonometria na educação básica, utilizando conceitos da
engenharia didática como metodologia para o ensino. A pesquisa foi desenvolvida no
âmbito do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), na
Universidade Regional do Cariri (URCA). A dissertação inicia com uma discussão so-
bre estudos do campo da didática da matemática, da teoria das situações didáticas, do
contrato didático e dos obstáculos epistemológicos, que são importantes para compre-
ender o processo de ensino e aprendizagem da matemática. Em seguida, apresenta-se
a engenharia didática como metodologia de pesquisa que contribui para a elaboração,
desenvolvimento e análise de sequências didáticas. O delineamento metodológico da
pesquisa foi orientado pelas etapas da engenharia didática: análise preliminar, con-
cepção e análise a priori, experimentação e análise a posteriori e validação. Foram
construídos dois teodolitos manuais para auxiliar na prática docente do professor de
matemática, possibilitando o desenvolvimento dos conceitos trigonométricos de forma
prática. A pesquisa foi realizada com alunos de uma turma de segundo ano do ensino
médio da EEMTI Campos Sales, em Campos Sales – CE, e os dados foram coletados
por meio da produção dos alunos e das observações feitas no decorrer da aplicação
das sequências didáticas, além da apresentação por parte desses alunos em forma de
seminário. A aplicação da proposta tornou o estudo mais prazeroso, uma vez que tirou
os alunos de sala de aula, proporcionando uma outra maneira de estudar matemá-
tica e trazendo a ideia de que em cada olhar cotidiano é possível obter um ângulo de
observação. Em resumo, a dissertação apresenta uma pesquisa sobre a utilização de
teodolitos manuais para o ensino de trigonometria, utilizando a engenharia didática
como metodologia de pesquisa. A pesquisa contribui para a prática docente do profes-
sor de matemática e possibilita aos alunos tornarem-se protagonistas no processo de
aprendizagem.
[Download TCC]