Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ALLAN PETRILO MACHADO DO CARMO
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
UMA PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ESTUDO DA TRIGONOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A Matemática é considerada por muitos uma disciplina difícil, causando aversão em diversos estudantes. O desenvolvimento de questões contextualizadas com o tema aviação pode despertar o interesse dos estudantes, se aproveitando da curiosidade natural que esse meio de transporte costuma provocar. Buscando contribuir para o ensino-aprendizagem de Trigonometria, foi proposta a utilização da Metodologia de Resolução de Problemas, de George Polya, com uso de questões contextualizadas com aviação. O objetivo geral deste trabalho é analisar como a Metodologia de Resolução de Problemas pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem de razões trigonométricas de estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental por meio da aplicação de questões contextualizadas com o tema aviação. Para isso, foram ministradas quatro oficinas, durante as quais os participantes resolveram problemas trigonométricos. Também foram utilizados como instrumentos de
coleta de dados um Questionário inicial e uma Autoavaliação. Participaram da pesquisa 20 estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma instituição privada localizada no município de Bom Jesus do Itabapoana, Estado do Rio de Janeiro. As razões apontadas pelos participantes que afirmaram não gostar da disciplina foram: disciplina difícil; não gostar de fazer contas e interpretação das questões. O conhecimento sobre Trigonometria dos estudantes participantes da presente pesquisa está limitado aos seguintes conteúdos: seno, cosseno, tangente e ângulos notáveis. Aparentemente, os estudantes não conseguiram estabelecer relações entre problemas semelhantes e que possuem estratégias análogas de resolução, sugerindo que eles não conseguiram generalizar os conhecimentos adquiridos. Conclui-se que a contextualização das atividades com o tema de aviação contribuiu positivamente para a construção de conhecimentos em Trigonometria. Por outro lado, a resistência dos alunos em aplicar a heurística de Polya mostrou que é preciso um esforço maior do professor para que essa metodologia funcione. De forma geral, os resultados obtidos com a aplicação das oficinas foram positivos, e espera-se que esses achados contribuam para um maior entendimento a respeito da Resolução de Problemas baseada no método de Polya em aulas de Trigonometria.
[Download TCC]