MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MARCELLE DUTRA FRANCA FERNANDES

UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ

Dissertação

Título
O Pensamento Computacional como Metodologia de Ensino da Geometria Espacial
Resumo
A Geometria está presente em nosso dia a dia e nos ramos das ciências como forma de entender e agir no mundo no qual estamos inseridos. É um ramo da Matemática que proporciona o desenvolvimento das capacidades de percepção espacial, criatividade e raciocínio hipotético-dedutivo cujo estudo auxilia na prontidão para o cálculo e desenvolvimento da visualização espacial. Diante desse exposto, a pesquisa tem por objetivo implementar o Pensamento Computacional como Metodologia de Ensino da Geometria Espacial, através da série de situações problema com atividades envolvendo situações do cotidiano, verificando como sua aplicação pode auxiliar na aprendizagem de alunos da 2ª série do Ensino Médio. Para o alcance dos objetivos propostos, foram utilizados os quatro conceitos fundamentais dentro do Pensamento Computacional apresentados por Wing (2006) atrelado à metodologia da Resolução de Problemas. Trata-se de uma intervenção qualitativa aplicada através da manipulação de objetos geométricos confeccionados pelos alunos e resolução de situações-problema, de forma a proporcionar um novo caminho para a aprendizagem da Geometria espacial: previsão lógica e análise; algoritmos - criando etapas e regras; decomposição - quebrando em partes; detecção de padrões e uso de semelhanças; abstração - removendo detalhes desnecessários e avaliação - fazendo julgamentos, tornando essa aprendizagem mais significativa e prática. Após aplicação das atividades, observa-se que, na etapa de abstração, alguns alunos apresentaram bastante dificuldade. Na decomposição e nos algoritmos, relataram que o entendimento e aplicação dessas etapas ajudou também o aprendizado em outros conteúdos da Matemática, facilitando o entendimento dos problemas e a generalização foi a etapa em que apresentaram maior facilidade de aplicação. A partir da aplicação da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da resolução de situações-problema, observa-se a importância do envolvimento do conteúdo a ser ministrado às diversas situações diárias vivenciadas e experimentadas pelos alunos, aproximando conteúdo, cálculos e vivências dos alunos, o que proporcionaum aprendizado mais significativo e, apesar dos resultados mostrarem dificuldades na realização em algumas etapas, a metodologia do Pensamento Computacional favoreceu o aprendizado ao motivar os alunos, proporcionar um novo jeito de pensar e organizar melhor as situações matemáticas apresentadas.
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