Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCELO DE SOUZA SANTANA
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
A OBMEP E A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA VISANDO O ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA
Resumo
O estudo de Geometria é um dos ramos mais importantes do ensino de Matemática, entretanto, temos nos deparado com diversas situações, tais como por exemplo, o desinteresse dos alunos em aprender sobre esses assuntos. Segundo documentos oficiais, que regem a Educação
Básica, a Geometria deve estar presente tanto no Ensino Fundamental como também no Ensino Médio. E somando a este fato, a temática vem sendo exigida em diversos exames e provas de concurso, potencializando a importância do aprendizado desse conteúdo. Nesse
contexto, buscando impulsionar um ensino de Geometria Plana de maneira mais eficiente, a pesquisa buscou investigar as contribuições e os desafios do estudo de Geometria Plana com a utilização da Metodologia Resolução de Problemas com apoio integrado do material do
Programa de Iniciação Científica da Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (PIC/OBMEP). Visando alcançar esse objetivo, foi elaborada uma proposta didática que contou com atividades voltadas para o ensino de Geometria Plana, em especial, ângulos, perímetros e áreas, baseadas nos princípios da Metodologia Resolução de Problemas. A Proposta Didática foi aplicada para os estudantes do Colégio Municipal Botafogo, situado em Macaé- RJ e para os estudantes da Escola Municipal Albertina de Azeredo Venâncio, situada na cidade de Campos dos Goytacazes-RJ. A pesquisa descrita nesse trabalho teve um caráter exploratório, utilizando uma abordagem qualitativa do tipo intervenção pedagógica. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação do pesquisador, registro dos estudantes nas
atividades e análise da aplicação do questionário respondido pelos alunos. Com base na análise dos dados coletados, considera-se que a proposta didática, baseada na metodologia Resolução de Problemas com a utilização do material do PIC/OBMEP, contribuiu significativamente no processo de ensino e aprendizagem de Geometria Plana, em especial, no estudo de ângulos, perímetros e áreas.
[Download TCC]